DNS – Como aumentar a velocidade da internet


Sua internet ficou lenta assim, de repente? Saiba que isso pode ser culpa do DNS, já que a Google desativou seus servidores de DNS aqui do Brasil, fazendo com que o desempenho de todo mundo que usava DNS automático, caísse.

Afinal, toda vez que você digita o nome de algum site, como por exemplo www.hiperativo.com, esse nome na verdade é a conversão de um numero de IP, e quem faz essa conversão é o servidor DNS.

Quanto mais rápida for essa conversão de número para o endereço, mais rápida é a sua internet, e quem usava o servidor DNS do Google sempre estava em vantagem, afinal, é um dos servidores ais rápidos que existem.

DNS – Como aumentar a velocidade da internet

DNS Namebench

A própria Google tem um programa chamado Namebench, qual este é disponível para Windows, Mac e também Linux. O mesmo ajuda a testar vários servidores DNS do país e determina qual é mais rápido para o seu computador.

Download Namebech

Assim que baixar o Namebench, feche todas as janelas de internet e também todos os programas no computador que utilizam a internet.

Ao executar o Namebench, o mesmo fará um scan completo de todos os servidores DNS (um scan demorado, por sinal), e ao final, ele abrirá o navegador automaticamente e mostrará um relatório completo de todos os servidores e indicará qual o melhor para a sua navegação.

O DNS indicado estará localizado no topo direita da tela, mostrando os campos Primery Server, Secondary Server e Tertiary Server. Guarde os números apenas do primeiro e segundo.

Agora abra o Painel de Controle>Central de Rede e Compartilhamento>Conexão Local. Clique em “Propriedades”. No campo “Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) clique com o botão direito em “Propriedades”.

Marque a opção “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. No Servidor DNS Preferencial, coloque o número que apareceu em “Primary Server” no teste do Namebench, em no Servidor DNS Alternativo, coloque o segundo número.

Dê OK e reinicie o computador. Pronto, sua internet agora está com o melhor servidor DNS para o seu aparelho! Caso possua mais de um aparelho computador em casa, faça o teste para cada um, pois nem sempre o endereço dos servidores serão os mesmos.