Doenças de pele mais comuns

1
Mulher com o rosto no sol
O câncer de pele costuma aparecer com mais frequência em pessoas de pele clara.

A pele é o maior órgão do corpo humano, a qual tem funções muito importantes na manutenção da saúde e da beleza. Pessoas que apresentam alguma anormalidade na pele devem dirigir-se a um dermatologista, médico que cuida da investigação, diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de doenças de pele.

Como já mencionado anteriormente, a pele possui funções muito importantes, como proteção contra ações externas e micro-organismos, regular a temperatura do corpo, armazenar gordura com reserva de nutrientes e produção de vitamina D. Além de ser o órgão responsável pelo tato.

Por se tratar de um órgão bastante extenso e com inúmeras funções importantes, é normal que a pele apresente uma série de doenças, as quais possuem diferentes causas e precisam de tratamento adequado.

O maior vilão da pele são os raios ultravioleta que ocasionam diversos problemas, podendo ir desde manchas até o desenvolvimento do câncer de pele. As doenças de pele mais comuns, e nem por isso menos graves, são: herpes, dermatites, psoríase, lúpus, acne, câncer de pele, eczemas, hanseníase, vitiligo, entre outras.

Herpes

Herpes labial

Trata-se de uma doença viral, recorrente e contagiosa. Geralmente, as lesões se manifestam na região genital masculina e feminina e na mucosa da boca. A doença ainda não tem cura e normalmente é benigna. Mas em determinados casos podem ocorrer complicações neurológicas. O vírus permanece no corpo da pessoa por toda a sua vida e quando a imunidade baixa ele se manifesta.

Lúpus

Mulher com lúpus no rosto

Lúpus eritematoso é uma doença de pele rara, a qual atinge principalmente mulheres entre 20 e 40 anos. Consiste em manchas vermelhas que se instalam principalmente em locais que ficam constantemente expostos ao sol, como couro cabeludo, rosto, braços, colo, etc. O lúpus é uma doença de pele que não tem cura, e acontece por um descontrole do sistema imunológico da pessoa.

Acne

Tratamento contra acne antes e depois

Esta doença é ocasionada pela produção elevada de secreção pelas glândulas sebáceas que provoca a inflamação dos poros da pele e causa aparecimento de espinhas, pontos escuros e bolhas. A acne pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum na adolescência, quando ocorre o aumento na produção de hormônios sexuais.

Câncer de pele

Formas de câncer de pele

O câncer de pele é mais frequente em pessoas de pele branca, 90% dos casos é atribuído à exposição excessiva da pele ao sol. Surge normalmente depois dos 40 anos no rosto, pescoço ou colo, como um nódulo ou uma ferida que não apresenta cura. Quando diagnosticado no início, o tratamento é seguro, simples e com alta probabilidade de cura.

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui