Dor na nuca causas e diagnóstico

3


DOR NA NUCA
Esta dor pode ser resultado de tensão muscular.

A dor na nuca é algo que preocupa as pessoas, afinal este sintoma pode ser um simples incômodo ou sinal de uma patologia mais grave.

Esta dor pode ser resultado de tensão muscular na região cervical posterior, local onde se encontra os nervos, músculos, vasos sanguíneos, gânglios.

Ao perceber a dor na nuca você deve adotar alguns cuidados afinal este sintoma pode ser de origem muscular, óssea, neurológico ou vascular. Portanto é recomendado consultar-se com um médico para que ele faça os exames necessários e indique o melhor tratamento.

Dor na nuca causas

Mulher com forte dor de cabeça

Alguns sintomas como dor de cabeça intensa pode irradiar-se para a nuca e braços. As dores somente em um lado, normalmente são resultados de problemas na coluna, contraturas musculares e desvios de postura. No entanto a enxaqueca também pode causar dores na nuca e como consequência hipertensão arterial.

A enxaqueca é muito comum em mulheres e pode ser chamada de migrânea, sendo um distúrbio neurovascular crônico, multifatorial e incapacitante, estas crises atingem pessoas com qualquer idade.

Dor na nuca o que pode ser?

Certos casos são extremamente preocupantes, pois o forte incômodo pode ser sinal de aneurisma cerebral, que é a dilatação de uma artéria ou veia do cérebro que fragilizada pode se romper causando derrame cerebral e até mesmo a morte se não tratado rapidamente.

Entretanto a dor associada a vômitos e febre são sintomas de meningite, a mesma é contagiosa e as mães com filhos pequenos devem adotar certos cuidados para não transmitir para o bebê.

 Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito com o levantamento da história do paciente, pelo exame clínico e neurológico para que as causas e as características da dor sejam avaliados. Entre os exames solicitados esta o de sangue, ressonância magnética, tomografia de crânio e eletroencefalograma. Este quadro pode ser tratado com analgésicos comuns com baixos efeitos colaterais.

No entanto fique atento, pois mesmo com o consumo de medicamentos a dor persistir por dias, o sintoma pode provocar sonolência, confusão mental, febre alta, desmaios, convulsões e alterações motoras.

Dor de cabeça

Vej ano vídeo acima algumas técnicas para amenizar a dor de cabeça.

Deixe uma resposta