Dormir com o pet faz mal? Vantagens e desvantagens

3

Veja se o habito de dormir com seu pet pode fazer bem ou mal, tanto para você quanto par o próprio pet. Dormir com o pet faz mal? Conheça as vantagens e desvantagens.

Muitas pessoas, donas de pets, tendem a querer deixar seu pet cada vez mais próximos de si e por muitas vezes por insistência do animal ele acaba que cedendo um espaço em sua cama.

No entanto, o que divide a opinião de muitas pessoas é: isso realmente faz mal? É um habito que devemos deixar para lá?

Pensando nessas dúvidas andei pesquisando para sanar algumas dessas dúvidas frequentes e também conscientizar os donos para qualquer inconveniente que possa vir ocorrer com esse habito presente na maior parte dos donos de pets, tanto com gatos e cães.

Vantagens x Desvantagens de dormir com o pet

Uma pesquisa que foi realizada nos Estados Unidos, reuniu 40 pessoas e seus animais de estimação, sendo que parte dessas pessoas confirmaram que realmente dormem na companhia de seu pet.

Uma outra pesquisa desenvolvida com o especialista em comportamento de animais de estimação, relata que os pets que pelo menos dormem dentro de casa, realmente tendem a ser menos estressados e com menos chances de ser ansiosos e depressivos. Além disso apresentam menos ansiedade com a separação.

No entanto, apesar de essa ser uma vantagem, outros pontos que também foram estudados não descartam que a proximidade excessiva pode ser nociva ao animal de estimação, pois isso pode acabar que desenvolvendo um estresse muito grande ao animal que está acostumado com seu dono o tempo todo por perto e no caso de uma separação ele pode ficar muito ansioso, estimulando comportamentos negativos.

Como resolver – Dormir com o pet

Antes de permitir o habito de dormir com você na mesma cama, é importante observar como o pet reage a isso e se há benefícios. Portanto, faça o teste e veja como foi para você e para o pet também.

Entretanto, o lado psicológico pode não afetar em nada, porém veja se o seu pet não se move muito durante a noite, pois isso pode incomodar a você e fazer com que você não tenha um bom descanso.

Para resolver essa situação, é importante que se tenha um cantinho no quarto para o pet dormir ao invés de ser na cama diretamente.

Outra situação que tende a ocorrer muito é com o fato do animal querer dormir próximo demais, essa conduta pode fazer com que o animal se torne muito mais dependente da sua companhia o que o tornará um animal ciumento.

Isso pode acabar se tornando um grande transtorno pois basicamente ele ficará agressivo com todos que se aproximarem de você.

Esteja atento a higiene e saúde, antes de dormir com o pet

Animais tendem a brincar o dia todo, rolando para cá e para lá. Por esse motivo, é que eles tendem a ser menos limpos, mesmo porque o banho deles não é diário como o nosso.

Portanto, é importante entender que a falta de higiene pode fazer mal para ambos.

Manter as vacinas, vermifugações e proteção contra os carrapatos e pulgas são fundamentais para que seja possível manter esse contato mais próximo sem que interfira na saúde.

Além disso a higiene básica como: cortar as unhas, escovação, banho e tosa.

Se você dorme com seu pet, lembre-se de reforçar o habito de higienização de sua roupa de cama, tornando-a frequente, para que dessa forma seja possível estar evitando que se acumule pelos e alguma possível sujeira.

Dessa forma é possível evitar uma série de problemas para você e sua família, como alergias e até doenças respiratórias mais sérias.

Cuidado redobrado com pulgas e carrapatos

Muitos produtos antipulgas e carrapatos duram cerca de 4 semanas, onde é o tempo suficiente para matar todos presentes no animal.

No entanto uma pulga pode pôr até 50 ovos, e pior parte disso é que elas ficam espalhadas por toda a nossa casa e não somente no pet. Podendo estar até em sua cama.

Portanto, a higienização com o ambiente é fundamental e produtos que podem oferecer ainda mais proteção contra os parasitas devem fazer parte da sua rotina de limpeza.

Por fim, essas foram as perguntas que muitas pessoas possuem sobre dormir com o pet e também algumas dicas para que esse habito seja mais benéfico do que maléfico a saúde. 

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui