Eclipse lunar 2011


Neste dia 15 de junho de 2011, poderemos presenciar um eclipse lunar, e o melhor será um eclipse total da lua. Esperamos que as nuvens colaborem para que todos possam ver este fenômeno da natureza.

Logo após o pôr-do-sol a lua irá nascer na sua fase cheia, e logo ao surgir no céu ela já será coberta por uma face mais escura. É muito interessante este acontecimento, e vale muito a pena você parar as suas atividades e levar até mesmo as crianças para ver.

Este é um momento que marca a nossa memória, e não é uma coisa que acontece com freqüência, por isso quem tem binóculos ou Luneta, será privilegiado.

O eclipse lunar acontece quando um cone de sombra feito pela Terra encobre parcialmente ou totalmente a luz que a lua emite. Normalmente este acontecimento pode ser visto ao olho nu.

Isso acontece sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em um alinhamento perfeito, estando a Terra no meio da Lua e do Sol. Sabemos que é o sol que emite luz para que a Lua possa iluminar a nossa noite, por isso quando o Sol fica atrás da Terra a Lua perde a sua luminosidade.

Este ano os dois eclipses lunares serão total, um acontecerá hoje dia 15 e o próximo será dia 10 de dezembro deste ano. Não serão todos os continentes que poderão ver. Hoje apenas verá este fenômeno a África, Ásia Central, leste da Ásia, América do Sul e a Austrália.

Já o próximo eclipse alguns países verão quando a lua estiver nascendo, outros apenas quando a lua estiver se pondo. Para nós brasileiros o segundo eclipse lunar não será possível ver.

Por isso não perca o eclipse que acontecerá hoje, pois não sabemos quais serão as nossas chances de ver novamente um eclipse lunar.