Edital para concurso INSS 2012


Está autorizada a abertura do concurso do INSS com vagas para 2012, isso de acordo com a portaria nº422 no qual o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a realização do concurso.

Sendo assim, já foi divulgado que o edital para o concurso será liberado até o dia 23 de dezembro de 2011, por isso é mais importante do que nunca que você volte a se focar neste concurso, estudando muito para passar á frente dos seus concorrentes.

Este concurso será destinado á 375 vagas ao cargo de Perito médico previdenciário e 1.500 vagas para técnico do Seguro Social. Porém de acordo com uma entrevista com o ministro Garibaldi Filho, ele revela que as vagas para técnico poderão chegar á 2 mil e as para perito poderão chegar á 500 vagas, por isso, esta confirmação só poderá ser feita quando sair o edital.

Esta grande oferta de vagas para trabalhar no INSS é com o objetivo de encurtar a distância do atendimento das pessoas ao INSS, pois este atraso causa diversos problemas,q eu acabam virando uma bola de neve.

Está previsto que 720 novas agências sejam inauguradas em municípios que atendam os requisitos estipulados pelo Ministérios e tenham a partir de 20 mil habitantes e que não tenham nenhuma agência ainda.

Atribuições do cargo

É importante que você saiba que este nome de Técnico do Seguro Social (TSS) é o mesmo nome do cargo Técnico Previdenciário, porém esta é a nova nomenclatura. É preciso que você tenha o ensino médio completo apenas, e o cargo para Perito Médico a exigência é que o candidato tenha ensino superior em Medicina.

O TSS realiza basicamente as atividades relacionadas á manutenção, reconhecimento e revisão de direitos referentes aos benefícios que o INSS administra. Também é o servidor responsável por orientar e apoiar atividades relacionadas ao órgão.

O Perito Médico emite os pareceres conclusivos quanto á capacidade laboral dos trabalhadores, bem como inspecionar o ambiente de trabalho para concessão dos benefícios previdenciários.

Remuneração

– Técnico do Seguro Social R$4.192,89
– Perito Médico R$9.824,53
Estes valores estão presentes no caderno nº57 da Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais.

Provas

Como ainda não saiu o edital podemos nos basear apenas como foi o último concurso, sendo assim para o Técnico as matérias foram: língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de informática, atualidades, ética no serviço público e noções de direito constitucional, administrativo e previdenciário.

Já as provas para o Perito, você vai precisar de conhecimentos em língua portuguesa, ética no serviço público, noções de direito administrativo e constitucional, além dos conhecimentos específicos sobre a medicina geral, legislação do SUS, medicina do trabalho, legislação do trabalho e legislação previdenciária.

Faça o simulado para Técnico do Seguro Social e veja como está os seus conhecimentos.