Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Está desempregado?
Marketing por

A contracepção de emergência causa diversos efeitos colaterais, isso porque em apenas dois comprimidos você pode encontrar a mesma quantidade de hormônio encontrando em uma cartela de anticoncepcional de 21 dias.

A pílula do dia seguinte funciona apenas se ingerida até 72 horas após a relação sexual, assim quando mais horas passarem maiores as chances da concepção acontecer, por isso o melhor a se fazer é se prevenir com anticoncepcional e com preservativo.

Esta pílula só deve ser usada em casos de emergência, como quando furar o preservativo e quando estiver no período fértil e não utilizar o preservativo. Mas ela não deve ser utilizada com regularidade, isso porque esta pode desregula o ciclo menstrual, causar diversos efeitos colaterais e ainda deixar a mulher inchada por causa da grande quantidade de hormônio, além disso, com o passar o tempo a pílula vai diminuindo a sua eficiência, porque o corpo acaba acostumando com aquela quantidade de hormônio.

Os efeitos colaterais podem variar de mulher para mulher, mais os mais comuns e que são imediatos é o vômito e ou a diarréia, caso estes sintomas apareçam na primeira meia hora após a ingestão, será preciso tomar o comprimido novamente.

Você também poderá sentir dores de estômago, fadiga, dores de cabeça, enjôos, dor e sensibilidade nas mamas, sangramento vaginal e atraso na menstruação. O atraso na menstruação é o que mais preocupa as mulheres, porém ele é normal por causa da quantidade de hormônio ingerida em apenas dois comprimidos.

Além dos efeitos colaterais, em uma pesquisa realizada nos EUA, o uso repetitivo desta pílula faz com que ocorra uma alteração no ciclo menstrual que poderá definir como apenas um atraso menstrual ou uma gravidez, mas que pela irregularidade do ciclo só poderá ser definido com exames de gravidez.

Principalmente as adolescentes, precisam tomar muito cuidado com a ingestão deste medicamento, em casos de dúvidas a melhor coisa a se fazer é procurar um médico ginecologista para que ele possa te orientar e lhe indicar o melhor medicamento.

Está desempregado?
Marketing por