Efeitos do sol na pele


Cada pessoa possui um tipo de pele sendo assim cada pele precisa de um tipo de cuidado e proteção, é por isso que algumas pessoas têm mais manchinhas que as outras, ou então ao tomar sol ficam vermelha e não bronzeada.

Como dito existem vários tipos de pele, são elas:


• Clara com sardas: as pessoas são bem brancas, com sardas, olhos claros, todas as crianças com menos de um ano também se encaixam neste tipo de pele. Estas pessoas sempre se queimam e nunca se bronzeiam.
• Clara: clara com olhos claros ou escuros e cabelos loiros ou ruivos, estas pessoas sempre se queimam e ás vezes se bronzeia.
• Clara: queima-se moderadamente, bronzeiam-se gradualmente e uniformemente.
• Morena clara: cabelos e olhos castanhos escuros, se queimam muito pouco, mas bronzeiam-se bastante.
• Morena: raramente se queima e tem alto índice de bronzeamento.
• Negra: olhos e cabelos escuros e pele bem pigmentada, não se queima e pode se bronzear.

O sol emite dois tipos de raios solares, o UVA e o UVB, o UVA penetra na pele na camada mais profunda e é este que causa a pigmentação da pele. Já o UVB penetra mais superficial na pele e este é o responsável por causar a vermelhidão.

Por isso é muito importante que você passe o protetor solar e ainda repasse quando você sair do mar ou da piscina, a cada duas horas quando estiver praticando esportes e a cada quatro horas para quem sua muito.

O filtro solar, ou protetor solar, evita o aparecimento de manchas na pele e de câncer de pele, assim todas as pessoas de pele clara á morena devem usar diariamente o protetor, que bloqueia o sol evitando assim as manchas e o envelhecimento precoce da pele.

É preciso que você passe um creme hidratante antes de passar o protetor solar, lembrando que este protetor não é importante somente nos dias de sol. A luz do escritório também estimula a produção de melanina, que causa manchas e o sol do inverno também emite raios, por isso também é preciso usar protetor solar para o inverno.

O protetor solar deve ter um fator mínimo 15 assim todas as pessoas de pele clara á morena devem usar este fator diariamente. Os FPS de 50 ou 60 devem ser usados pelas pessoas que estão fazendo tratamento de pele, mulheres grávidas e pessoas com histórico de câncer de pele na família.

Assim o sol causa na pele manchas escuras que não tem relevo, podem aparecer na região do nariz abaixo dos olhos e na mão. Os efeitos do sol são acumulativos, assim você poderá levar até 30 anos para começar a sentir os efeitos da exposição ao sol.

Por isso é muito importante que você cuide da sua pele hoje para que futuramente não tenha problemas.