Endometriose causas sintomas e tratamento


As mulheres que mais são acometidas por esta doença, são as que estão em idade reprodutiva, ou seja, que já menstruaram e que ainda não entraram na menopausa.

Esta doença consiste na presença de células endometriais em locais fora do útero, o endométrio é a camada interna do útero, é a mesma que é renovada mensalmente pela menstruação, porém, a endometriose não se encontra somente no útero, ela pode ser encontrada também no intestino, bexiga, diafragma, vagina, parede abdominal e cicatriz cutânea, porém é muito mais incomum aparecer nestes locais.

Causas

Ainda não tem nada comprovado sobre as causas da endometriose, porém é possível que esta doença tenha como causa a presença do tecido endometrial fora da cavidade uterina, o que supostamente pode ocorrer quando no período menstrual células do endométrio chegam até a cavidade peritoneal abdominal, outra causa poderá ser herança genética e alterações no sistema imunológico.

Sinais e sintomas

Na grande maioria dos casos o primeiro sintoma e muito importante para o diagnóstico é a cólica menstrual muito forte, que podem até incapacitar mulheres que exercem atividades habituais. As mulheres ainda podem ter dor que se manifestam na relação sexual.

Além destes sintomas a mulher ainda pode apresentar dificuldade para engravidar, alteração intestinal ou urinária durante a menstruação e em casos mais avançados pode ocorrer dor também fora do período menstrual e até atraso da menstruação.

Diagnóstico

Geralmente este é feito por volta dos 30 anos, que é quando a mulher deseja engravidar e não consegue, pois muitas mulheres que tem endometriose e não sabem acham que as cólicas menstruais intensas são normais e não procuram os médicos especializados para fazer exames.

O diagnóstico passa por diversas etapas, história clínica da pessoa, exame físico, ultrassom endovaginal especializado, exame ginecológico, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório, porém o ultrassom endovaginal é o primeiro método para diagnosticar a endometriose e muito eficiente por sinal.

Tratamento

O tratamento da endometriose vai depender muito do estágio que ela se encontra e de como o médico realizou os exames, assim após uma avaliação cuidadosa juntos, paciente e médico, deverão resolver qual o caminho a seguir.

Os principais tratamentos são:

• Aliviar ou reduzir a dor ou os outros sintomas
• Diminuir o tamanho dos implantes
• Reverter ou limitar a progressão da doença
• Preservar ou restaurar a fertilidade

Há casos em que a mulher precisará passar por tratamento cirúrgico feito com lapatoromia ou laparoscopia, para as mulheres que não pretendem engravidar o tratamento pode ser feito com anticoncepcionais orais, injetáveis, implantes subdérmicos ou intrauterinos.

Em mulheres que pretender engravidar, ela poderá adotar tratamentos para infertilidade, onde o tratamento poderá ser feito com cirurgia ou tratamento hormonal, ou tratamento hormonal após a cirurgia, podendo também fazer a fertilização in vitro.