ENTENDA O QUE É O EBOLA E COMO ESSA DOENÇA MORTAL SE ESPALHA

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


Lembram-se do alastramento da gripe suína há alguns anos atrás? Pois bem, dessa vez o problema é ainda maior, pois da gripe suína muitos conseguiram se salvar, o Ebola mata quase que de imediato, não dá tempo para buscar ajuda.

A doença pegou grande parte do oeste da África e já levou mais de 887 vidas.

O país todo ficou chocado com as primeiras notificações sobre a doença e tem muita gente que ainda não sabe do que se trata. O G1 nos forneceu maiores informações e nós compreendemos melhor o que é e como o Ebola é transmitido. Confira.

Ebola – A doença mortal

Essa doença é causada por um vírus. Essa não é uma doença nova, ela já apareceu em 1976, mas não com essa intensidade. Os morcegos frutívoros são os animais considerados hospedeiros naturais do vírus.

virus

Em 2013 contatou-se mais de 1800 casos registrados, com aproximadamente 1300 mortes. O vírus simplesmente desapareceu, e a doença nos surpreendeu novamente, ela reapareceu agora em 2014 e pegou todos desprevenidos.

NOTA: há cinco espécies do vírus Ebola, sendo elas> Bundibugyo, Costa do Marfim, Reston, Sudão e Zaire. *Os nomes foram dados de acordo com o local de sua origem.

Muitas pessoas afirmaram que os Estados Unidos teria a vacina contra a Ebola e não estaria liberando a mesma para o resto do mundo. O que se sabe, até o momento, é que a vacina está em fase de testes e não se sabe se ela irá ou não funcionar.

Principais sintomas da doença

Os sintomas do Ebola se confundem muito com os da gripe, por isso o seu diagnóstico é bem complicado, ainda assim é importante estar atento. Entre os principais sintomas estão:

  • Febre,
    Fraqueza extrema,
    Diarreias,
    vômitos,
    Deficiência nas funções renais e hepáticas,
    Dores musculares,
    Dor de garganta,
    Hemorragia interna e externa (Em alguns casos).

Ainda falando sobre os sintomas, eles são diferentes em cada pessoa. O Ministério da Saúde afirmou que existem casos onde o paciente não sente nada, casos onde eles já estão morrendo por hemorragia, e casos onde os sintomas são apenas de uma gripe comum.

Como se contrai o Ebola?

O contágio inicial ocorreu por contato com animais contaminas. O vírus pode ser transmitido posteriormente por meio de contato com o sangue da pessoa infectada, com secreções e outros fluidos corporais.

ebola

O vírus também pode ser transmitido no caso de contato com cadáveres infectados. O sêmen também pode transmitir a doença e estão avaliando se a saliva também faz o mesmo efeito. Pelo sim e pelo não qualquer contato com pessoas infectadas deve ser evitado.

É essencial se assegurar também de não tocar em coisas públicas, evitar o máximo possível de aglomerações, mesmo nos países em que ‘ainda’ não há casos da doença como é o caso do Brasil. Todo cuidado ainda é pouco visto que se trata de uma doença mortal.

O que fazer quando se contrai o vírus?

Não existe vacina e nem tratamento. O paciente com medo de ter contraído o vírus deve procurar um agente de saúde imediatamente para ser incubado.

O paciente pode transmitir o vírus até sete semanas após ser considerado tratado.


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!

%d blogueiros gostam disto: