Escapamento esportivo pode ou não usar

2

Muitas pessoas com o intuito de proporcionar um novo visual às motos aderem ao escapamento esportivo, este componente é caracterizado por emitir um som alto e excessivo.

No entanto este assunto gera muita polêmica, já que devido a Lei no Brasil é comum os motociclistas serem multados devido ao uso do escapamento esportivo.

Segunda a lei as motos fabricadas até o ano de 1993 não podem ultrapassar o ruído de 99 decibéis (db). Portanto antes de multar o veículo cabe ao policial medir o ruído utilizando um decibelímetro aferido pelo INMETRO.

Aqueles que pretendem instalar o escapamento esportivo em sua moto devem ficar atentos, pois além do equipamento estar dentro dos ruídos permitidos é fundamental inserir o mesmo dentro da distância determinada para utilizar o decibelímetro.

Moto com ponteira esportiva

Como escolher o escapamento esportivo?

Se você deseja substituir o escapamento comum pelo esportivo deve adotar alguns cuidados para comprá-lo.

É aconselhável adquirir apenas as ponteiras esportivas, pois elas contam com um componente conhecido como ‘’ flauta’’ que visa abafar o som. A ponteira esportiva além de realçar a aparência da moto melhora a vazão de ar para dentro do motor.

Vale lembrar que as ponteiras são inseridas na parte final do escapamento e são bem mais leves se comparadas as originais. Entre as vantagens da ponteira está a liberação de gases, já que elas não possuem catalizadores.

Ponteira-esportiva- para- escapamento

Já o escapamento esportivo completo é usado pelos motociclistas que buscam um maior desempenho do equipamento. Este escapamento possui canos com diâmetro maior e proporcionam uma melhor circulação dos gases. Além do mais são produzidos com materiais mais leves como, por exemplo, o titânio.

Portanto se pretende inserir o escapamento esportivo em sua moto opte por um modelo de acordo com a lei, pois existem diversos casos de pessoas que tiveram sua moto apreendida devido ao uso incorreto do equipamento.

Moto com escapamento esportivo

Diante disso a melhor opção é ficar com o escapamento tradicional, afinal você evita transtornos futuros.

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui