Home / Saúde / Faz bem ou mal estalar o corpo? Entenda

Faz bem ou mal estalar o corpo? Entenda

Entenda os efeitos que aquela estaladinha no pescoço ou dedos e o porquê proporciona um alivio imediato as nossas tensões. Faz bem ou mal estalar o corpo? Entenda

Muitas pessoas se veem hoje em dia habituadas a realizar os famosos estalos pelo corpo. Muitos acreditam que essa pratica leva a um relaxamento imediato nas articulações e por esse motivo a pratica se tornou tão habitual que basicamente realizam estalos muitas vezes ao dia.

No entanto, sempre que damos conta que estamos estalando, nos vem aquela pergunta; faz bem ou mal?

Devido a muitas histórias por aí, de que o ato de estalar o corpo faz mal, as pessoas ainda sentem dúvidas sobre a pratica, mesmo que continuem fazendo e fazendo o tempo todo.

Como muitas pessoas não observam a diferença negativa que isso causa, não param e nem se cobram para parar. Mas enfim, o que os especialistas dizem sobre isso?

O que a ciência diz a respeito?

O fato é que a ciência nunca realizou pesquisas intensas para desvendar os mistérios dos estalos e por esse motivo não se sabe se os efeitos são positivos ou negativos, contudo eles podem concluir alguns fatores que podem gerar algumas suposições.

Primeiramente não motivos que possam transformar o habito em um pratica perigosa, isso porque se não há dor é porque provavelmente não haverá futuramente.

Exceto em caso de dor seguido do estalo, estalar não faz mal.

O estalo é simplesmente devido a passagem do liquido sinovial por uma articulação, gerando uma leve pressão e o barulho característico. Além disso há um efeito relacionado ao musculo, sendo que se a pessoa está desconfortável em uma determinada posição, ao estalar o corpo o musculo tende a relaxar e então surge essa sensação de conforto.

Para o médico, estalar o corpo…

Se não há dor envolvida antes e depois o estalo, não há com o que se preocupar. Seria um grande problema se o habito viesse acompanhado de dor ou se é uma mania forte que pode se tornar um problema que leve a sobrecarga das articulações e vir a atrapalhar outras atividades.

Segundo algumas pessoas, ao estalar sentem como se estivesse colocando a algo no lugar ou alinhando algo.

No entanto, isso não é comprovado e não se pode afirmar que realmente algo está sendo posto no lugar ou sendo alinhando com o estalo. 

O relaxamento ao estalar o corpo é devido ao físico ou psicológico?

O relaxamento ou alivio é realmente causado em nosso físico, de acordo com a medicina. Mas deixa umas aspas a respeito que todas as manobras feitas podem ter algum efeito psicológico e que afetam o físico de alguma forma.

No entanto, é muito importante antes de ficar se estalando por aí, saber qual é o real motivo do desconforto que tem sentido.

Muitas pessoas estalam as costas por estarem sentindo um desconforto, apesar do alivio a dor permanece, pois, a mesma é advindo de uma má postura que gera o desconforto nas articulações.

Neste caso a única certeza que se tem é que se melhor a postura o incomoda tende a ir embora, não que estalos vá resolver.

Rumores sobre o ato de estalar o corpo

Muitas pessoas se veem preocupadas com o ato pois há muitos relatos vinculados a medicina que o ato pode causar problemas terríveis ao corpo. Um estudo breve sobre estalos, relacionou o ato ao risco de AVC, no caso de haver predisposição genética.

É claro que, como dito anteriormente, não se há uma pesquisa concreta sobre o habito de estalar, e a confirmação só pode ser concreta depois de mais estudos relacionados.

Se sentir a necessidade de mais respostas, o especialista correto para te responder é um quiropraxista que basicamente trabalha estalando as pessoas e proporcionando o alinhamento e relaxamento do corpo.

Por fim, apesar de nada comprovado sobre respeito ao fato de estalar, fica a dica; como tudo na área da medicina, é importante não cometer exageros, para que, se houver uma pesquisa futura a respeito e a mesma for negativa, você não exagerou na dose.

Portanto, se estalar alivia, faça isso, porém com a consciência de que deve ser feito poucas vezes, para que o habito não se transforme em mania e você acabe por sofrer algum problema relacionado.

Aproveite para ler também: Sedentarismo mata mais de 5 milhões de pessoas no ano.

Saiba identificar a Labirintite.

(Visited 169 times, 1 visits today)

Veja Também

Benefícios da caminhada diária para a saúde

Saiba como caminhar apenas por alguns minutos no dia pode te beneficiar. Entenda como isso ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *