FLÚOR FAZ BEM OU MAL? CONHEÇA O MOVIMENTO ANTIFLUORETAÇÃO

Está desempregado?
Marketing por

Antes mesmo de debates sobre cigarro, buraco na camada de ozônio, amianto, outra controvérsia sobre a saúde que os americanos ouviam, era florestação da água. Já nos anos 50, muitas comunidades espalhadas pelo país, entraram em uma grande discussão sobre se os fluoretos deveriam ou não ser adicionados aos sistemas de abastecimento de água. De um lado estava os cientistas do governo e das indústrias, que argumentavam sobre a adição do mesmo em água potável, prevenia os dentes contra as cáries.fluor na agua

Os grandes defensores dos fluoretos venceram. Hoje, cerca de 60% da população dos Estados Unidos bebê água fluoreada, incluindo os habitantes de 46 das 50 maiores cidades do país. A prática de fluorestação, foi adotada pelo Canadá, Reino Unido e Austrália, Nova Zelândia e mais alguns outros países.

 

Ação no Organismo

A função dos fluoretos acaba que provocando uma doença e combatendo outra, tem sua raiz no poder de atração que os íons de flúor trabalham sobre tecidos do copo que inclui cálcio. Ele ajuda contra o aparecimento de cáries por meio de dois mecanismos diferentes: no primeiro, os fluoretos que entram em contato com o esmalte. Os íons flúor substituem alguns dos grupos hidroxila nas moléculas de hidroxiapatita do esmalte e isso torna os dentes mais resistentes à ação do ácido que dissolve o esmalte.

Presença em Alimentos

Há muitos alimentos que contém alta concentração de fluoretos. Os maiores casos, os fluoretos estão na água adicionada durante o processo desses alimentos, como uvas, uvas-passas, carne de frango, folhas de chá, entre outros.

Fluoreto e Ossos

O osso é onde se encontra mais fluoretos, pois é lá que eles são mais concentrados. Estudos realizados com pacientes com osteoporose, têm mostrado que doses altas de fluoretos podem estimular o aumento dos osteoblastos (células responsáveis pela formação do osso), mesmo nos pacientes mais idosos.

Flúor Faz Bem Ou Mal?

Cientistas dizem que os efeitos colaterais da florestação não são nada comparados aos benefícios que o mesmo transmite. Afirmam também que o uso excessivo não vai além de manchas brancas nos dentes.

flour na pasta

Já os antifluoracionistas dizem que o flúor causa câncer ósseo, acelera a osteoporose, afeta o funcionamento da tireoide e acarreta muitos problemas neurológicos.

Está desempregado?
Marketing por