Formas de prevenção e tratamento para AIDS


Formas de prevenção e tratamento para AIDS

Desde sempre campanhas são realizadas em combate a AIDS onde o número de pessoas contaminadas crescem dia a dia devido a falta de proteção durante as relações sexuais por isso os métodos contraceptivos são fundamentais para evitar não somente a AIDS mas sim as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada.

A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico no qual causa a destruição dos glóbulos brancos e do sistema imunológico e com a falta desses linfócitos a capacidade do organismo em se defender de doenças oportunistas fica fragilizado onde elas são causadas por microorganismos que não seriam capazes de desencadear males em pessoas com o sistema imune normal.

Como a AIDS pode ser transmitida?

Não somente por relações sexuais mais pelo contato de sangue contaminado, esperma e secreção vaginal, transfusão de sangue contaminado e também pelo leite materno. Mesmo o portador da doença pode não apresentar sintomas ou mesmo nem saber que está contaminado por isso é imprescindível o uso de preservativo.

De que forma ela não apresenta risco a saúde?

Muitas pessoas pensam que um soro positivo é uma pessoa intocável onde não pode nem chegar perto onde acha que vai se contaminar, o que não acontece, pois coisas como assento de ônibus, beijo na boca ou no rosto, aperto de mão ou abraço, picada de inseto, sabonete, toalha, lençóis, suor enfim nada disso faz com que o vírus seja transmitido.

Quais os sintomas que a AIDS apresenta?

Os sintomas variam já que em algumas pessoas eles aparecem logo em outras eles demoram até anos, mas os primeiros são fraqueza, febre, diarréia aparente sem causa prolongada, emagrecimento, transpirações noturnas, sensação constante de casaco, candidíase oral, perda de peso superior a 10%.

Já a infecção na fase aguda os sintomas são: febre, feridas na área da boca, falta de apetite, afecções dos gânglios linfáticos, faringite, dores musculares nas articulações, dores de cabeça, náuseas, vômitos e até mesmo sensibilidade a luz.

Como é feito o tratamento da AIDS?

Como todos sabem a doença não tem cura, mas os portadores têm um tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo onde o principal foco do tratamento é prolongar e melhor a qualidade de vida fazendo com que haja a redução da carga viral do sistema imunológico. O SUS garante o tratamento com 15 medicamentos anti-retorvirais que agem na redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico.

Quais as formas de contagio da AIDS?

Muitas pessoas ainda têm duvida sobre quais as formas de contagio, pois o vírus pode ser transmitido através de relação sexual sem proteção, usar a mesma seringa de outra pessoa, transfusão de sangue contaminado, instrumentos que furam ou cortam não esterilizados e também da mãe infectada para o seu filho durante a gravidez, parto e amamentação.