GESTOS POPULARES CONHEÇA AS 4 MAIS USADOS

Está desempregado?
Marketing por

Caso tenha interesse em saber mais sobre os gestos, vamos aqui falar sobre o significado deles em cada parte do mundo, de onde surgiram e o motivo de cruzarmos os dedos quando queremos sorte, do móvito de batermos na madeira para espantar o azar e até mesmo sobre alguns sinais que podem causar confusão fora do país.

Mas, você já parou para pensa sobre a origem de alguns gestos e como surgiram de acordo com seu significado? Reunimos uma lista de sinais explicando como eles se popularizaram e aqui estão os 4 mais conhecidos.

Gestos Populares

Informal

gestos populares dedo do meio

Usar o “dedo do meio” como sinal de desagrado é algo que já se faz há muito tempo. Segundo pesquisa, o costume é da época da Roma Antiga, quando os romanos usavam o digitus impudicus (dedo indecente) para espantar o mau olhado.

Para os romanos, o dedo estendido trazia uma breve semelhança com o membro sexual masculino e no entanto, era exibido toda vez que alguém sentia que estava sendo encarado maliciosamente. Isso porque os romanos porque acreditavam que podiam ser protegidos de alguma maldição e pragas.

Soquinho

gestos populares soquinho

Outro gesto muito comum é o soquinho que bate a mão com ambas fechadas. O gesto surgiu com os boxeadores profissionais dos anos 70, que batiam com as luvas para se cumprimentar antes de começar as lutas.

Depois os jogadores de basquete adotaram o costume dos lutadores e começaram a trocar soquinhos ao invés de apertar as mãos. Não demorou muito para que os fãs de basquete utilizassem o mesmo cumprimento e saudação e assim, o gesto ficou famoso no mundo inteiro.

Sinal da Paz

gestos populares sinal da paz

Não só no Brasil, mas como em outros países o gesto simboliza a vitória e paz e o costume de mostrar os dedos formando um “V” apareceu durante a Segunda Guerra Mundial. Tudo porque Victor de Laveleye, um político Belga, que fugiu de seu país para a Inglaterra para escapar da ocupação nazista.

Enquanto estava em terras britânicas, o mesmo trabalhou para a BBC e programa de rádio, assim, pediu para que os ouvintes dos territórios ocupados usassem a letra “V” como sinal de resistência. Em francês essa letra significa a palavra victoirie e em holandês vrijheid (vitórioa ou liberdade) e acreditava que o gesto poderia desmoralizar os soldados alemães.

A empresa britânica adquiriu a ideia e logo o gesto se tornou popular entre a população dos países aliados e assim, se tornou algo universal usado para simbolizar a paz.

Joia

gestos populares joia

Nos antigos romanos, mostrar o polegar significava atingir alguém com uma espada. Por tanto, se a multidão desejasse que o gladiador fosse morto, o dedão era apontado em qualquer direção. Na verdade, o gesto feito com os polegares foi ganhar um significado positivo, anos mais tarde por causa dos britânicos, franceses e dos chineses.

Os ingleses uniam os polegares para representar que haviam “selado” um negócio. Os franceses costumavam a começar a contar pelo dedão, assim, o dedo começou a representar o número 1 e coisas de primeira classe. Já os chineses mantinham os polegares para cima como sinal de aprovação.

Está desempregado?
Marketing por