Graduação em Saúde Pública na USP


O primeiro vestibular para o curso de Saúde Pública será neste ano de 2011, para que as turmas possam ingressar na graduação já no ano de 2012 e assim após oito semestres (4 anos) possam se formar em Saúde Pública.

São 40 vagas disponíveis e o curso será ministrado durante o período vespertino, ou seja, no período da tarde e assim o formado será bacharel em Saúde Pública.

De acordo com a USP esta disciplina visa a interação interdisciplinar, pois dessa forma o formado em saúde pública poderá conectar diversos campos da Saúde.

Um bacharel em Saúde Pública está diretamente ligado aos acontecimentos na saúde da população, sendo assim ele também está ligado ás disciplinas que estudam a saúde como um coletivo, sendo construído através de fatores históricos, demográficos, epidemiológico, sociais, políticos e ambientais.

Traduzindo, a saúde irá depender do local onde determinada população mora, como é aquele ambiente, qual o nível social daquele coletivo de pessoas, quais as doenças mais comuns por ali, dentre outras coisas.

Assim um profissional da Saúde Pública irá estudar bairros e classes sociais diferentes para catalogar as doenças e as necessidades da população de determinada cidade.

A graduação será formada de ciências da vida, ciências humanas e sociais, epidemiologia, estatísticas e sistemas de informação em saúde, políticas públicas, planejamento e gestão em saúde pública.

Sendo assim um profissional formado em Saúde Pública poderá atuar em análise de situação de saúde, vigilância epidemiológica, gestão de sistemas e serviços de saúde, vigilância sanitária, vigilância em saúde ambiental, saúde do trabalhador e educação em saúde, dentre outras atividades que ele poderá desenvolver.

Por isso aguarde mais informações sobre data de inscrição do vestibular e local, para que assim você possa se formar e ser mais um profissional no mercado de trabalho disposto á ajudar os outros.