O Que É Gravidez Anembrionária?

Está desempregado?
Marketing por

Talvez você nunca tenha ouvido falar da gravidez anembrionária, mas talvez você esteja sofrendo com esse problema nesse exato momento. Em ambos os casos esse artigo será de grande ajuda, pois esclarecerá todas as suas dúvidas a respeito desse tipo de gestação.

Gravidez Anembrionária

Para quem não sabe a gravidez anembrionária é um erro biológico que resulta numa gestação sem embrião. O embrião é uma estrutura multicelular que, em conjunto com o trofoblasto e a blastocele, constitui o blastocisto recém-implantado no endométrio.

Vida

Basicamente o embrião é o produto das primeiras modificações do óvulo fecundado, que vai dar origem a um novo indivíduo adulto. Mas sempre isso acontece como deveria.

Esse tipo de gestação é popularmente conhecida como “ovo cego”, é um tipo de gestação que toda mulher está sujeita. O procedimento natural da fecundação é quando o espermatozoide se junta com o óvulo, as células se dividem, algumas formam a placenta, outras o saco gestacional e outras o embrião. Mas no caso da gestação anembrionária, ocorre o contrário, todas se dividem e formam naturalmente, menos as que se transformariam no embrião.

Falsa Gestação

Trata-se basicamente de uma falsa gestação, mas o interessante é que a gravidez continua por um tempo até que os hormônios gestacionais abaixem, o que acontece naturalmente. O organismo demora a perceber que não está sendo gerado nenhum embrião e, por isso a mulher continua se sentindo grávida mesmo sem realmente estar.

Mulher-fazendo-ultrassom

Você já deve ter ouvido casos onde a mulher teve todos os sintomas da gestação, inclusive o crescimento da barriga e quando foi dar à luz não havia bebê. Isso acontece porque mesmo em casos de gestação anembrionária a placenta e o saco gestacional continuam crescendo.

Principais Causas Da Gravidez Anembrionária

Ainda não foi explicado cientificamente o porquê da gravidez anembrionária se desenvolver na mulher. Através dos estudos, percebeu-se que as células que deveriam dividir-se e se transformarem no futuro bebê, possuíam cromossomos a mais ou a menos. É um pequeno erro genético que muda totalmente o curso de uma gestação.

Gravidez anembrionária

Infelizmente não se pode prever e nem adivinhar quando e ‘se’ isso irá acontecer. A realidade é que na gestação anembrionária não existe gravidez.

Isso Significa Que Eu Perdi O Bebê?

Absolutamente não. Não havia bebê para ser perdido, nenhum embrião (que antecede o feto) chegou a surgir, literalmente houve a concepção entre o óvulo e o espermatozoide, mas eles não foram capazes de formar um bebê, ou melhor, o embrião.

Dra. Ana Helena explica o que é Ovo Cego

No caso desse tipo de gravidez o organismo da mulher não dá nenhum sinal para que ela possa perceber o problema e procurar um médico, é por isso que o acompanhamento pré-natal é de suma importância diante de qualquer gestação.

Quem já sofreu com uma gravidez anembrionária pode sofrer novamente?

É muito raro uma mulher que já sofreu com o problema sofrer com ele novamente. Mas vale ressaltar que é necessário tomar cuidado com a forma de tratamento do problema, uma curetagem mal feita, por exemplo, ou o uso de medicamentos, podem provocar problemas numa futura gestação, por isso, é essencial procurar um médico especialista.

Gravidez anembrionária

Existe uma maneira eficaz de diagnosticar se a gestação é ou não anembrionária, por ficar por dentro dos principais sintomas da gravidez, e do desenvolvimento do bebê os médicos conseguem saber se está tudo dentro dos conformes.

Por exemplo, o coração da criança precisa bater desde o primeiro trimestre, mais precisamente a partir do primeiro mês, pois esse é o primeiro órgão a se formar, portanto, se a gravidez for anembrionária isso não acontecerá.

Gravidez Anembrionária

Esse é um erro biológico sem grande gravidade. A mulher pode engravidar logo em seguida, com as devidas precauções do médico que a acompanha.

Está desempregado?
Marketing por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.