Infecção intestinal sintomas

3


A infecção intestinal é uma doença provocada por parasitas. Na maioria das vezes está relacionada à ingestão de alimentos contaminados por bactérias, vírus e fungos. Existem diversos tipos de bactérias que causam infecção intestinal, como a Escherichia Coli e a Salmonella. Esse tipo de patologia é mais comum nas épocas quentes do ano, atingindo principalmente crianças, idosos, e pacientes imunocomprometidos.

Mulher com as mãos na barriga

Sintomas de infecção intestinal

Os sintomas da infecção intestinal costumam aparecer aos poucos, embora também possam surgir de forma repentina. Confiram quais são os principais sintomas da infecção intestinal:

  •  Mal estar;
  •  Febre (pode não estar sempre presente);
  •  Dor na região abdominal;
  •  Dor de cabeça;
  •  Diarreia;
  • Fezes com sangue
  •  Desidratação.

Os primeiros sintomas da infecção intestinal podem ser percebidos logo no início, quando a pessoa começa a sentir dores abdominais e tem diarreia, acompanhado de dor de cabeça e mal estar.

No entanto, algumas delas podem apresentar sintomas mais graves, como comprometimento de toda a região intestinal. Caso apareçam sintomas como diarreia severa (que não apresenta melhora entre 24/72 horas), febre alta, desidratação e diarreia com sangue, um médico deve ser procurado. Os sintomas podem ser ainda mais severos de acordo com a idade. São mais preocupantes em bebês, idosos e grávidas.

Tratamento de infecção intestinal

Médico mostrando cultura de bactérias

Em casos de infecção intestinal é necessário procurar um médico, que poderá prescrever o melhor tratamento para o seu caso. Entretanto, quando o tratamento da infecção intestinal é feito em casa é preciso manter o paciente sempre hidratado, quanto mais intensa for à diarreia, maior a necessidade de ingestão de líquidos.

Não é indicado ingerir alimentos que “prendam o intestino”, é necessário manter uma alimentação balanceada, evitando alimentos muito gordurosos e que possam colaborar para a piora da infecção.

Infecção intestinal no verão

Lembre-se que, as matérias online servem apenas para sanar dúvidas. Caso você esteja sofrendo com algum dos sintomas citados acima, é extremamente importante procurar ajuda médica. As infecções, quando não tratadas adequadamente, podem evoluir para quadros crônicos, levando até mesmo a uma infecção generalizada.



Deixe uma resposta