Informações sobre o anel vaginal


Hoje em dia engravidar é só para quem deseja ou quem se descuida, pois os métodos contraceptivos são muitos. Cada um serve para que as mulheres possam escolher quais elas melhor se encaixam.

O anel vaginal é uma ótima opção para as mulheres que se esquecem de tomar o contraceptivo todos os dias, pois este deve ser trocado apenas uma vez ao mês, então vamos entender o que ele é e como é aplicado.

O anel vaginal é um anel de plástico, flexível e transparente, nele você poderá encontrar hormônios como os que a mulher produz mensalmente, o estrogênio e o progestógeno. Ele deve ser colocado dentro da vagina onde a mulher ficará com este anel durante 21 dias e terá que descansar 7 dias, como o que acontece em uma pílula normal e só depois disso é que será colocado novamente um novo anel.

Este anel não deixa o óvulo ser liberado, ou seja, impede a saída dos óvulos no ovário, além disso, este anel vaginal ainda engrossa o muco vaginal fazendo com que a entrada do espermatozóide seja dificultada.

Este método é menos eficaz do que o anticoncepcional de comprimido, para as mulheres que tomam todos os dias corretamente. Isso porque o seu índice é de 4 a 12 mulheres que engravidam a cada 1.000.

O anel vaginal precisa ser colocado no quinto dia da menstruação e você mesma pode colocar e retirar o anel, ele é um método onde ninguém precisa saber que você está usando, e no ato sexual ele também não atrapalha em nada, pois de acordo com relatos tanto a mulher quanto o seu parceiro não sentem o anel, pois ele é bem flexível.

Não é possível perder o anel contraceptivo dentro do corpo, isso porque ele fica bem no colo do útero, pois a mulher não consegue empurrar o anel mais a fundo e mesmo na relação sexual não tem como este anel adentrar.

Para que você possa ter o acesso ao anel vaginal a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com o seu ginecologista para que este sim diga se o anel vaginal é o melhor método para você ou não.

As vantagens são:

•Não há a necessidade de inserir todos os dias.
•O método funciona normalmente e isso faz com que a mulher menstrue normalmente.
•Não é relatado qualquer tipo de desconforto durante o ato sexual.
•Os efeitos colaterais são amenizados já que os hormônios são absorvidos diariamente e na quantidade certa pela corrente sanguínea.

Desvantagens são:

• Ganho de peso
• Dor de cabeça leve
• Vaginite
• Sensação de corpo estranho nos primeiros dias
• Dependendo da relação pode ocorrer expulsão do anel