Informações sobre Yoga

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Sabemos que praticar uma atividade física faz muito bem para o nosso corpo e nossa mente. Muitas pessoas têm vontade praticar o Yoga, mas não sabem como funciona e nem conhecem as suas modalidades.

Existem diversos tipos de Yoga, cada pessoa se encaixa melhor com um, por isso estamos aqui para que você conheça as modalidades e saiba exatamente qual você deseja procurar para que você possa praticar.

Não existe idade certa para praticar o Yoga desde crianças até idosos podem praticar, e devem, porque os locais que oferecem este tipo de serviço têm profissionais especializados para cada tipo de pessoa. Também não existe sexo, o importante é que você se sinta bem praticando e assim você encontrará o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Mas por ser uma atividade física é importante que você tenha a liberação de um médico para que você possa praticar, lembrando que qualquer coisa diferente que você sinta durante a prática é preciso que você comunique o instrutor.

O Yoga é uma filosofia de vida que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, ele nos leva a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior sendo que ao mesmo tempo fortalece o físico e aumenta a flexibilidade.

Existem várias técnicas do Yoga, confira abaixo quais são elas:

– Ásanas: São exercícios que fortalecem o corpo, aumentam a flexibilidade e ajudam a prevenir várias doenças, principalmente as psicológicas, evita risco de distensões ou lesões. Os ásanas atuam também de forma a desbloquear áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital (prana). De uma maneira resumida, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.

– Pránáyáma: São exercícios respiratórios, onde inicialmente eles reeducam os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigênio e do prana. Numa outra fase, eles atuam em nossas emoções nos ajudam a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior. Os pránáyámas também agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.

– Yoganidra: nesta técnica, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Podemos então, nos imaginar envolvidos por cores, luzes, ou nos visualizamos em cenários tranqüilos, junto à natureza, assim saímos da agitação do dia a dia e percebemos outras formas de viver com mais tranqüilidade. A serenidade desses momentos é muito boa e nos acompanha por certo tempo.

– Meditação: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Isso porque estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor, mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os fatos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação nos oferece a possibilidade do autoconhecimento.

Estas são as técnicas, cada uma específica para uma coisa, assim você poderá verificar para o que realmente você está necessitando o Yoga e assim ir direto ao ponto que você precisa.

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