Inscrição Prouni 2013

0


O Programa Universidade para Todos é mais um dos programas do Governo Federal em parceria com as instituições de ensino, na qual disponibiliza bolsas de estudos parciais ou integrais para cursos superiores e sequenciais de formação específica a estudantes de baixa renda os quais não possuem condições de pagar os estudos em instituições privadas.

Contudo o programa esta em funcionamento desde 2004, disponibilizando bolsas de estudos e oportunidades para os estudantes que desejam ter um curso superior de qualidade, porem para concorrer às bolsas é preciso ter feito a última edição das provas do Enem e obter uma nota mínima de 400 quando divididas pelas matérias, incluindo a redação.

Além das bolsas integrais que são de 100% ou parciais que são de 50%, os alunos ainda podem se filiar ao FIES que realiza o financiamento estudantil no caso daqueles que adquiram as bolsas parciais porem não consegue arcar com o restante das despesas, assim irá pagar somente os 50% restantes que não foram cobertos pela bolsa.

Inscrição Prouni 2013 só poderá ser feita no segundo semestre de 2013.

Bolsas oferecidas pelo Prouni 2013

O sistema de bolsas leva em consideração diversos requisitos e um deles é que os interessados tenham estudado todo o período escolar em instituição pública de ensino ou nas escolas privadas na condição de bolsistas, onde são disponibilizadas apenas dois tipos de bolsa, veja:

Bolsa parcial de 50% – destinada aos estudantes que tenham renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Bolsa integral de 100% – são para os estudantes que possuem uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Inscrição para o Prouni 2013

Atualmente não está aberta a inscrição para o Prouni 2013, pois ela só é realizada em meados do segundo semestre de 2013 somente após a divulgação das notas do Enem, já que para concorrer a uma bolsa é preciso saber a nota e se ela for de 400 pontos ou superior os alunos podem despertar o interesse pelas bolsas.

Contudo, você estudante pode ter acesso a todas as informações e requisitos para a bolsa no site do Prouni e saber tudo sobre os critérios estabelecidos.

Qual a relação existente entre o Enem e o Prouni?

Estudante na biblioteca da faculdade pelas bolsas do Prouni.

Poderá de candidatar as bolsas do Prouni 2013 referentes ao segundo semestre do ano passado, onde o estudante deve ter participado do Enem de 2011 no caso e obter a nota de no mínimo 400 pontos na média das matérias quando divididas, além de o candidato ter tirado uma nota superior à zero na redação.

Como as inscrições serão para o Prouni de 2013, não serão validas provas feitas antes de 2012, pois as notas e os resultados da mesma são utilizados como critério na hora de fazer a distribuição correta das bolsas já que elas são de acordo com as notas obtidas pelos estudantes.

Dúvidas frequentes sobre as bolsas do Prouni

Como posso fazer a inscrição Prouni 2013 sem computador?

Para aqueles que têm acesso à internet as inscrições podem ser feita diretamente no site do Prouni, mas caso não tenha computador em casa as instituições participantes do programa devem disponibilizar o acesso gratuito a internet para os candidatos interessados em ganhar uma bolsa do Prouni.

Além desta opção os alunos também podem contar com os parceiros que é pela FUNAI em suas Administrações Executivas Regionais, os Centros de Integração Empresa Escola (CIEE) e também pelos postos de presença do Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC) com isso todos tem a oportunidade de se inscrever e participar da seletiva de bolsas.

É permitido escolher qualquer curso em qualquer instituição?

É possível escolher qualquer curso nas instituições desde que sejam participantes do Prouni, pois ao fazer a inscrição para o programa o candidato escolhe as opções de curso, período e a instituição de ensino privado que deseja estudar conforme o perfil socioeconômico.

Lembrando que é importante estar atento quanto às exigências dos cursos, como no caso de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, na qual exige a licença de piloto e um número específico de horas de voo para conseguir efetuar a matrícula por isso deve se informar antes.

Contudo espere a divulgação de sua nota oficial do Enem e faça a sua inscrição para concorrer a uma bolsa de estudos pelo Prouni e tenha ótimas oportunidades nas instituições mais conceituadas do Brasil, aumentando as suas chances no mercado.

Deixe uma resposta