Inscrições para SISU 2014 meio do ano

Está desempregado?
Marketing por

O SISU como sabemos é um sistema criado pelo MEC que seleciona as vagas para os mais diversos cursos, dando oportunidades aos alunos de ingressarem em uma Universidade Federal.

As vagas oferecidas pelo SISU são baseadas nas notas tiradas pelos alunos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assim aqueles que foram bem nas provas, poderão garantir sua vaga no curso desejado.

Vou tentar explicar da forma simples como funciona o SISU e também como se inscrever nesse segundo semestre e já em 2014.

SISU 2014

Como Funciona o SISU

O SISU funciona da seguinte forma: primeiro o aluno entra no portal e escolhe até duas opções em cursos que deseja fazer. Lembrando que poderá alterar as opções durante o período de inscrição.

As escolas federais disponibilizam as vagas para o SISU que selecionam os melhores para aquele curso. Por exemplo, um aluno que escolheu um curso na área de extas, suas chances de ingressar nesse curso se foi bem nessa matéria no ENEM são grandes. E assim em todas as áreas, mas no geral para garantir seu nome na lista, é preciso ter tirado uma média boa no ENEM.

Nota mínima

O critério de nota mínima pode variar de curso para curso. O de medicina, por exemplo, exige uma nota de 650 pontos no Enem em geral. Mas isso pode variar, cursos de menor fama, tendem a reduzir a nota mínima.

Nota de corte

Essa é famosa menor nota para ser selecionado em algum curso. Ela sempre vai variar também, isso devido ao número de vagas para tal curso e também o número candidatos escritos. O sistema calcula uma vez por dia as notas de corte para cada curso.

Como são faculdades públicas a bolsa é gratuita. Lembrando que tem a prioridade para os alunos que estudaram na rede pública de ensino e também seguindo a lei de cotas.

Ciclo do SISU

O ciclo do SISU é composto de três etapas, assim sendo o aluno tem três chances de concorrer as vagas em Universidades Públicas. Em cada etapa que se inicia os resultados são zerados, assim a cada etapa que se inicia os alunos devem fazer novamente a sua inscrição.

Abaixo segue o esquema explicadinho sobre as três etapas do SISU

ciclo sisu

Inscrições SISU 2014

Para se inscrever no SISU 2014 é muito simples, basta acessar o Portal Oficial e preencher o formulário. Você deverá ter em mãos o número de inscrição do Enem e também não pode ter tirado um zero em nenhuma área.

As inscrições para 2014 ainda não estão disponíveis, mas é importante ficar atento e aguardando para garantir seu nome na lista de aprovados.

Está desempregado?
Marketing por