O Programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para os estudantes que buscam ingressar no mercado de trabalho, garantir capacitação profissional, ampliar seus conhecimentos e acima de tudo enriquecer o currículo.
Criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério do Trabalho, o programa Jovem Aprendiz deve ser adotado por empresas de médio e grande porte. Os interessados em participar do programa devem ter entre 14 e 24 anos idade.
O principal objetivo do programa Jovem Aprendiz é facilitar a vida dos estudantes que estão em busca do primeiro emprego.
Como cadastrar-se no Programa Jovem Aprendiz?
Os interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz devem acessar o site Emprega São Paulo e preencher a ficha de inscrição com alguns dados tais como nome, e-mail, usuário, CPF e criar um login e senha de acesso.
Ao ser selecionado é necessário passar por uma entrevista na empresa para que o contratante analise o seu currículo.
O estudante deve estar matriculado em algum curso da ETEC no estado de São Paulo, não possuir vínculo empregatício e estar cursando até o 3° semestre do curso.
Benefícios do Jovem Aprendiz
Ser Jovem Aprendiz conta com inúmeras vantagens, pois além de ter carteira de trabalho assinada, o mesmo ainda tem direito a férias proporcionais, vale- transporte, décimo terceiro, salário equivalente ou maior a um salário mínimo. Além do mais o jovem trabalha no máximo seis horas diárias e recebe seguro desemprego após o término do contrato.
Vale lembrar que as férias para aprendizes menores de 18 anos devem ser dadas no período das férias escolares.
Cadastro CIEE Jovem Aprendiz
O cadastro para o programa Jovem Aprendiz também pode ser feito no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), basta que o estudante acesse o site do CIEE e faça o seu cadastro informando alguns dados pessoais tais como nome completo, CPF, RG, endereço, dentre outros.
O candidato a vagas de estágios e cargos referentes ao programa de Jovem Aprendiz deve preencher o cadastro com experiência profissional caso tenha.