O paciente que tiver intolerância a lactose não pode consumir lactose, que consiste em um tipo de açúcar encontrado no leite e produtos lácteos.
No entanto este sintoma pode ser causado devido à ausência de enzima lactase que servem para absorver alimentos. Além do mais as pessoas que passaram por cirurgia intestinal ou sofrem com doenças intestinais podem apresentar o problema.
O indivíduo pode ter intolerância à lactose em diversos períodos da vida. O problema atinge pessoas de todas as raças, porém é mais comum nas populações africana, asiática, nativa norte-americana e pessoas do norte e oeste europeu.
Intolerância a lactose o que pode comer?
Caso tenha intolerância à lactose deve ficar atento à lista de alimentos permitidos, pois o consumo de produtos lácteos pode apresentar sintomas de 30 minutos a 2 horas. O indivíduo pode apresentar inchaço abdominal, cólicas, diarreia, gases e náusea.
No caso dos bebês eles podem ter crescimento mais lento e perder peso com facilidade.
Lista de alimentos permitidos:
– Carnes em geral;
– Margarina, geleias;
– Leguminosas (lentilha, vagem, feijão, dentre outras);
– Leite de soja e de arroz;
– Bolachas e leites que não possuem leite em sua composição;
– Brioche;
– Pão de batata;
– Pão de forma;
– Pão de queijo;
– Peixes
– Frutas;
– Vegetais escuros (couve, espinafre, brócolis, dentre outros);
– Aipo;
– Semente de gergelim;
– Atum;
– Castanhas;
– Salmão;
– Cenoura;
– Abóbora;
-Damasco.
Alimentos proibidos
Para evitar os sintomas da intolerância a lactose é recomendado seguir uma alimentação com apenas os alimentos permitidos, portanto exclua do seu cardápio o leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão, preparações à base de leite como pudins, bolo, cremes, iogurte, bolachas e biscoitos que possuem leite em sua composição.
Tratamento intolerância a lactose
Não existe cura para intolerância a lactose, porém alguns tratamentos ajudam a amenizar os sintomas. O primeiro passo é mudar a alimentação e consumir apenas os alimentos permitidos. Outra opção é tomar suplementos de cálcio ou mesmo cápsulas para suprir a deficiência do nutriente.
Intolerância a Lactose e Alergia ao Leite
Confira mais informações sobre o assunto no vídeo abaixo.