Jeito certo de escovar os dentes


São diversas dúvidas que as pessoas têm, qual escova ideal, creme ou gel dental, como passar o fio dental, dentre muitas outras a fim de ter uma boca saudável e um sorriso bonito.

A escovação deve ser feita no mínimo quatro vezes ao dia, após o café da manhã, após o almoço, após a janta e antes de dormir, mas é indicado escovar os dentes ao acordar também, para que aquele mau hálito seja eliminado.

A escova ideal são aquelas macias ou extra-macias, que não vão machucar as gengivas, onde o tempo de escovação deve durar no mínimo dois minutos. Você deverá começar pela parte interna dos dentes inferiores, depois a interna dos superiores, porque é a área de mais difícil acesso.

É muito importante a escovação para que você possa evitar as cáries e as placas bacterianas. A cárie é formada por bactérias que são alimentadas com os restos de alimentos nos dentes que vão corroendo o esmalte do dente, já a placa é resultado de restos e alimentos com a saliva que calcifica, onde se não removida poderá causar inflamação da gengiva.

O flúor é um componente muito importante para manter o esmalte dos nossos dentes e prevenir a perda de sais minerais. Crianças que não tem os dentes plenamente formados, poderão ter manchas brancas nos dentes, conhecido como fluorose, decorrente do flúor.

Crianças de até 3 anos de idade devem usar pastas sem flúor, após esta idade devem usar cremes dentais próprios para crianças que contém uma menor quantidade de flúor. Crianças de até oito anos devem utilizar pequena quantidade de pasta. O ideal é que você passe o fio dental antes de escovar os dentes, e pode-se usar o enxaguatório bucal todos os dias, mas alterno os com e sem álcool.

Escovação ideal passo-a-passo:

Faça um bochecho com água, passe o fio dental em todos os dentes, passe a pasta na escova e coloque a escova em aproximadamente 45º dos dentes.

Comece pela parte interna de baixo e depois passe para a parte interna de cima, esfregue bem na junção da gengiva com o dente. Faça movimentos circulares que percorram todo o dente até encostar levemente na gengiva.

Escove um dente de cada vez, primeiramente os de fora, depois os internos e depois a parte que você mastiga.

Para terminar escove a língua e a bochecha, sabendo que existem limpadores próprios que são mais eficientes que a escova.