Juscelino Kubitschek biografia

Está desempregado?
Marketing por

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi um dos homens que entrou para o time de presidentes do Brasil e por alguns já considerado o melhor de todos os tempos. Ele foi o último político mineiro a ser eleito para presidência através do voto direto antes da atual presidente Dilma.

Com muita habilidade política e respeito as instituições democráticas, Juscelino Kubitschek fez do seu mandato (de 1956 à 1961) um tempo de mudanças notáveis, pois foi um período de notável desenvolvimento econômico e grande estabilidade política. Com isso ganhou a confiança do povo.

Apontado por alguns como um dos responsáveis pelo notável desenvolvimento econômico, Juscelino Kubitschek foi eleito o “Brasileiro do Ano” em 2001, depois de uma eleição publicada independente pela revista Isto É.

Juscelino Kubitschek

Carreira política até a presidência

Antes de chegar definitivamente para o cargo de Presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek foi nomeado para o cargo de chefe de gabinete por Benedito Valadares, que recebeu o pedido no então atual Presidente da época, Getúlio Vargas e acabou recusando o convite para administrar o cargo.

Mesmo recusando a nomeação, Juscelino foi eleito contra sua vontade para então resolver diversos problemas em conversas com outras autoridades. Durante esse período conseguiu fazer a sua primeira obra pública, que foi abrir estradas para preservar alguns edifícios históricos e uma ponte que passava sobre o Ribeirão do Inferno em Diamantina.

Logo em 1934 foi o deputado federal eleito com o maior número de votos em Minas Gerais, onde era membro recente do Partido Progressista que era fundado por outros membros do Partido Republicano Mineiro que apoiavam a Revolução de 1930 Seu mandato foi exercido até 1935 com o fechamento do congresso com o golpe do Estado Novo.

Após passar por outras experiências políticas, Juscelino Kubitschek tinha uma aliança com seis partidos e então foi eleito a Presidente da República em 03 de outubro de 1955, novamente com o maior número de votos validos. Na eleição de JK, foi a primeira vez que o Brasil utilizou cédulas eleitorais oficiais elaboradas pela Justiça Eleitora pra votação.

Posse de Juscelino Kubitschek

Assista ao vídeo em que mostra o dia da posse de JK, quando foi eleito a Presidente da República.

Durante o mandato de JK

Juscelino

Com um slogan totalmente empolgante que dizia “Cinquenta anos em cinco”, Juscelino conseguiu implantar um sistema de agilidade na industrialização, tendo como o seu carro chefe a indústria automobilística. Não podemos deixar de destacar o grande crescimento econômico do país durante o seu governo.

Mesmo com alguns pontos positivos, JK foi o responsável por um aumento significativo na dívida pública interna e na dívida externa, provocando grande inflação nos seguintes governos de Jânio Quadros e João Goulart. Os anos desses governos foram lembrados como “Os anos dourados” coincidindo com a baixa-inflação norte- americana.

Entrevista sob o mandato de JK

Assista uma entrevista exclusiva que o presidente da época concedeu a uma equipe de televisão.

Morte de Juscelino Kubitschek

JK acidente

Em um grave acidente de carro, Juscelino e seu motorista morreram em agosto de 1976, quando o carro em que estavam colidiu violentamente sore uma carreta que carregava gesso. O acidente aconteceu no antigo quilometro 165, que hoje é o atual KM 328 da Rodovia Presidente Dutra. O local ficou conhecido como “Curva do JK”.

Uma multidão assistiu ao seu funeral em Brasília cantando a música “Peixe Vivo”. Ainda sem muitos esclarecimentos sobre a morte, seu corpo foi exumado em 1996 e o laudo da perícia concluiu que foi apenas um acidente de trânsito, mas que ainda está sendo analisado pela Comissão Nacional da Verdade que estuda e analisa crimes políticos.

Anúncio da morte de Juscelino Kubitschek

Está desempregado?
Marketing por