
Mãos dormentes pode ser sintoma de uma série de doenças. É importante procurar um médico quando este sintoma aparecer a fim de diagnosticar o motivo do problema.
Acroparestesia, síndrome do túnel carpal e poliarterite nodosa são exemplos de doenças que provocam mãos dormentes e que se não tratadas de maneira correta podem ocasionar problemas mais sérios.
Ao longo do artigo explicaremos um pouco mais sobre as doenças que podem ocasionar mãos dormentes.
Mãos dormentes – síndrome do túnel carpal
A síndrome do túnel carpal (também chamada de síndrome do túnel do carpo) é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço.
Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões reflexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo.
A principal causa da síndrome do túnel carpal é a LER (Lesão do Esforço Repetitivo) , a qual é ocasionada por movimentos repetitivos como tocar instrumentos musicais e digitar. Mas também existem as causas traumáticas (quedas e fraturas), hormonais, inflamatórias (artrite reumatoide) e medicamentosas.
Mãos dormentes – acroparestesia
O principal sintoma da acroparestesia são as mãos dormentes, muitas vezes acompanhadas de dor. Mulheres com mais de 40 anos são as que mais podem desenvolver a doença, principalmente aquelas que já sofrem da síndrome do túnel do carpo.
Circunstâncias particulares como inflamação ou infecção do punho, doença da tireoide ou da hipófise e reumatismo também podem ocasionar acroparestesia.
Mãos dormentes – deficiência de vitaminas
Deficiência de vitaminas, idade, diminuição da circulação e doenças do coração são as várias explicações para centenas de pessoas que se queixam de mãos dormentes. Para acabar com o problema de deficiência de vitaminas é importante procurar um médico.