Marcenaria: De volta com tudo no mercado

Saiba como estar ganhando dinheiro utilizando a sua criatividade na área da marcenaria. Entenda também como uma profissão tão antiga tem voltado com força total no mercado.

Já cogitou a ideia de fazer peças de marcenaria? Como por exemplo alguns objetos de decoração, brinquedos e muito mais.

A cada dia que passa aumenta ainda mais o número de pessoas se inscrevendo em cursos para se aprimorar em técnicas de marcenaria.

O mais interessante é que esse curso tem conquistado diversos públicos, como crianças e mulheres, visto que antigamente era visto como um trabalho para homens.

No Sesc Vila Mariana foram realizados em 2016 os cursos de “Oficina de Piões” e “Construção de bike de equilíbrio em madeira” por meio de oficinas que duraram  quatro ou cinco encontros no decorrer de 20 dias. Todo material foi oferecido pelo Sesc aos participantes, que em sua maioria eram mulheres.

É incrível como tem crescido o interesse das pessoas em construírem seus próprios móveis e adereços, além de é claro muitas vezes tornar isso uma profissão.

Onde basicamente produtos artesanais estão sendo muito valorizados, principalmente quando super criativo e cheio de novidades.

Marcenaria criativa

Muitas pessoas têm aproveitado para soltar a imaginação e começar a criar vários objetos de decoração feitos a partir da madeira.

Nesse modulo o que vale é soltar a imaginação e é claro que quanto mais bonito e criativo, mais fácil de conseguir vender a um preço justo.

Muitas pessoas graduadas em diversas áreas, aproveitam o curso depois de não encontrar no mercado de móveis algo que os agradem, pois dessa forma, usam o conhecimento para construir suas próprias peças a seu gosto.

Diferente de muitas outras construções, trabalhar com madeira é a que está mais acessível a todos os públicos.

Isso porque com a madeira é possível criar diversas possibilidade, desde móveis a até itens decorativos.

Trabalhar na área

Muitas pessoas têm voltado a essa profissão devido o mercado de artesanato e moveis sob encomenda terem cada vez mais retornado ao mercado.

Só que diferente do passado, hoje basicamente conseguir um móvel da maneira que deseja, já sai bem mais salgado.

Basicamente, somente quem gosta desse belo trabalho artesanal, costuma pagar a marceneiros para construir moveis de todos os tipos para dentro de casa e por isso é que a um marceneiro que saiba fazer um bom trabalho pode estar ganhando muito dinheiro nessa área que para alguns é considerada uma terapia.

Os cursos de marcenaria

Os cursos tendem a ser muito didáticos, nas primeiras aulas já é possível estar construindo cadeiras.

Além disso, também são apresentados aos alunos as histórias de cada móvel, o ano que surgiu entre muitas outras curiosidades que os alunos aprendem enquanto trabalham o seu material.

Além disso, eles também passam uma aula inteira dedicada a visitação dos locais onde os alunos podem adquirir os materiais para produção dos moveis, desde lojas de madeiras até loja de ferramentas, acabamentos, rodízios, parafusos, lixa, etc.

O que ajuda a capacitar os alunos a comprarem seu próprio material para confeccionar seus moveis fora do curso, para que não fiquem perdidos com qual material trabalhar.

Contudo é possível saber até mesmo o tempo para confeccionar cada peça, como por exemplo; a variação conforme a complexidade de cada projeto, podendo ser de algumas horas ou de semanas.

Outra coisa que também pode ser aprendido é o preço de cada madeira, como por exemplo; os compensados, MDF, MDP e pinus possuem o preço mais acessível.

No entanto o que encarece são os cortes que você solicita em cada peça. Madeira bruta, costumam ser as mais caras do mercado da marcenaria.

Por fim, é necessário preparar o bolso, pois o que mais pega nisso tudo são as ferramentas utilizadas: furadeira, parafusadeira, brocas, lixadeira, serras (tico-tico, circular, manual), sargentos (grampos), etc. 

Além dos equipamentos de segurança para o trabalho. Aproveite para ler também Trabalhar com amor te leva ao sucesso?! e leia também Cursos gratuitos do Senai com certificado.

(Visited 4 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *