Melasmas causas e tratamento


Seria ótimo se tivéssemos pele de seda para sempre, porém é possível aparecer as melasmas que são manchas na pele, ela tem diversos fatores, onde o mais comum é a gravidez pelas alterações hormonais, exposição solar e pela pré disposição genética.

Por isso não há como prever se você terá ou não estas manchas, o que você pode fazer é cuidar da pele, aplicando diariamente o protetor solar, passando hidratantes durante o ano todo, não importando se está com sol ou não.

Estas manchas são mais escuras que a pele e ficam geralmente na região das bochechas, onde as mulheres mais afetadas estão na faixa etária de 20 e 50 anos, sendo que esta é mais comum ser adquirida por mulheres brancas, já as de pele dourada á mulatas as manchas são por genética.

Como dissemos estas manchas podem ser desencadeadas na gravidez devido ao aumento de estrogênio, substância encontrada também no anticoncepcional, por isso as mulheres que administram anticoncepcional também podem apresentar.

Quando esta mancha ainda está na camada mais superficial da pele é bem mais fácil de eliminar as manchas, mas se esta já tiver atingido a derme, uma camada mais profunda, será mais difícil corrigir o problema.

Infelizmente não há nada que faça estas manchas desaparecerem para sempre, mas há tratamentos que irão clarear estas manchas em até 99% dependendo do caso e do cuidado da mulher com a pele. O tratamento pode ser feito á base de ácido glicólico, ceramidas 3B e protetor solar, isso se a mulher estiver amamentando.

Se ela não estiver amamentando poderá ser usado cremes e ácidos mais fortes e ainda peelings suaves á base de ácido retinóico e outros. Além destes tratamentos feitos em clínicas médicas ou de estética, as aplicações das fórmulas de manutenção feitas em casa, durante alguns dias já dão ótimos resultados.

Por isso para o tratamento adequado, você junto com o médico deverá descobrir o que é o causador das manchas, para que você possa para com o causador e começar o tratamento para que este tenha resultado satisfatório.