Morre ex-vice presidente José Alencar


Aos 79 anos o ex-vice presidente José de Alencar não resiste à luta contra o câncer. Ele está nesta batalha há 13 anos, fez várias cirurgias e até buscou tratamento no exterior. Foi no dia 29 de março de 2011 ás 14h45 que José de Alencar falece.

José estava internado no hospital Sírio-Libanês no estado de São Paulo, lutava contra um câncer no intestino, lá ele permanecia desde o dia 28 de março, segunda-feira, internado na UTI onde entrou ás presas com problemas intestinais.

No dia 26 de janeiro José tinha sido liberado para ficar em sua casa, pois o seu caso estava mais estável, isso após 33 dias internado, passando por diversas cirurgias.

Mesmo após as cirurgias José de Alencar mantinha o seu bom humor e sua esperança, foi até São Paulo no dia 25 de janeiro para homenagear a cidade juntamente com Dilma, e lá não deixou de sorrir.

Em abril de 2010 o ex-vice presidente desistiu de sua candidatura para cuidar de sua doença. José de Alencar passou por mais de 15 cirurgias, desde 1997 ele faz cirurgias sendo elas para retirada de tumores no rim, estômago, região do abdômen, próstata, além de uma no coração feita em 2005.

A maior e mais complicada foi uma realizada em janeiro de 2009, onde foram retirados nove tumores e a cirurgia demorou 18 horas. Mas infelizmente juntamente com o câncer ele começou a apresentar outras doenças.

Exames apontaram que ele tinha Isquemia Cardíaca e uma obstrução grave em uma das artérias, passando então por um cateterismo e uma angioplastia e neste momento recebeu um dispositivo chamado Stent, que alarga a artéria. Além disso, foi internado também por edema agudo de pulmão.

E mesmo com todas essas complicações e anos de luta contra o câncer, José de Alencar declarou aos jornalistas em uma entrevista coletiva, “Não tenho medo da morte e se Deus quiser que eu morra, não precisará do câncer para isso, e se ele não quiser que eu vá agora não há câncer que me leve”

E assim fica guardado em nossa memória a história de um homem muito batalhador e forte, que não tem medo das dificuldades e as enfrenta com muito humor e otimismo.