Novas regras para viajar com crianças e adolescentes para o exterior


Muitas vezes algumas pessoas não deixam de viajar só porque agora são pais, eles levam as suas crianças junto para conhecer diversos lugares fora de nosso país.

Mas agora mudaram as regras para que você possa viajar com os seus filhos ou até mesmo netos. Se acompanhados ou desacompanhados viajar com adolescentes fica mais fácil a partir de agora.

Esta nova resolução foi feita em parceria da Polícia Federal (PF) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que reduz a burocracia que foi aprovada no ano de 2009.

A primeira mudança então está no reconhecimento de firma dos pais para que as crianças possam viajar, primeiramente esta precisava ser reconhecida por autenticidade na presença de tabelião, agora serão aceitos os reconhecimentos por semelhança, ou seja, pelo reconhecimento de uma já registrada em cartório.

Mas mesmo que os pais não tenham reconhecido firma, eles poderão fazer uma autorização por escrito ou digitada, com necessidade da assinatura dos responsáveis e com a assinatura de uma autoridade do consular brasileiro. Esta autorização poderá ser também por meio de uma escritura pública.

Hoje esta autorização tem um prazo de dois anos, caso ele não seja usado. Também não precisa mais ter a foto da criança ou do adolescente, mas continua a necessidade de ter duas vias, sendo que uma ficará com a Polícia Federal.

Para os adolescentes e crianças que moram no exterior as regras são outras, sendo assim, se eles forem viajar com um dos pais para o país onde moram, não precisaram de nenhuma autorização, mas será necessário mostrar um comprovante de residência emitido por repartição consular brasileira com menos de dois anos.

Para os pais que vão fazer o passaporte das crianças, esta autorização poderá ficar fixada no passaporte, assim esta informação ficará sempre no próprio passaporte.

As regras poderão ter ainda alterações, pois não foram regulamentadas pela PF e pelo MRE, por isso fique atento ás novas novidades que iremos postar para vocês.