Novas tomadas obrigatórias

Está desempregado?
Marketing por

A adequação para as novas tomadas do Brasil vem sendo implantada desde 2000, mas a partir de hoje, 1º de julho de 2011, elas serão obrigatórias em todos os equipamentos eletrônicos.

Estas tomadas devem conter plugues de dois ou três pinos redondos. Essa nova regra foi desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde estes serão o novo padrão de tomadas no Brasil.

De acordo com o Inmetro este terceiro pino funciona como um fio terra e vai estar presente em aparelhos que ligados poderão provocar choques, como exemplo, as geladeiras, microondas e máquina de lavar.

Isso também foi desenvolvido para facilitar a vida dos brasileiros, isso porque foi constatado que nós convivemos com mais de 10 tipos de plugues e por causa disso temos que ter diversos adaptadores para as tomadas.

Então esta padronização reduz o número de choques domésticos, sobrecarga na instalação elétrica e ainda diminui o desperdício de energia. As famílias não terão tanto custo com este novo padrão, porque desde 2006 as novas casas construídas só receberam o aval se tivessem as novas tomadas, além disso, o modelo se conecta á quase 80% dos aparelhos elétricos atuais.

Este modelo foi escolhido, pois é um modelo que proporciona segurança, adaptabilidade fácil e baixo custo, além disso, é valido lembrar que na verdade não existe um modelo universal por isso este foi adotado como modelo padrão para o Brasil.

Não foi adotado o modelo dos EUA ou da Alemanha, porque estes modelos são voltados para tensão 110V e no Brasil temos diferentes distribuições de tensões como 110V, 127V e 220V, já o padrão Alemão tem o custo muito elevado e baixa compatibilidade com os plugues usados no Brasil.

Então se tem as tomadas antigas, ou os seus aparelhos são novos, mas não seguem o novo padrão, você poderá comprar um adaptador ou então trocar o cabo de alimentação dos seus aparelho.

Está desempregado?
Marketing por