Novo índice de massa corporal

1


NOVO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL
O novo índice de massa corporal é capaz de detectar várias doenças.

Desde que foi criado, o IMC (Índice de Massa Corporal) tem sido muito usado pelas pessoas para que elas calculem se elas estão gordas ou magras, uma vez que o índice calcula o peso em relação à altura. Na maioria das vezes, sinaliza a magresa excessiva, obesidade ou a obesidade mórbida.

Recentemente, foi criado um novo índice de massa corporal, chamado de IMCA (Índice de Massa Corporal Ajustado), o qual permite identificar mais rapidamente o que os médicos chamam de falsos magros e permite detectar a obesidade um pouco mais precocemente e, consequentemente, acaba reduzindo os riscos de doenças como hipertensão, diabetes, níveis elevados de colesterol, etc.

Estudos realizados visando verificar a eficácia do novo índice mostraram que ele é capaz de prever corretamente o risco de morte por problemas causados por obesidade. Ao longo do artigo explicaremos um pouco mais sobre este novo índice de massa corporal.

Explicações sobre o novo índice de massa corporal

NOVO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

Como já mencionamos, este novo índice visa mostrar os riscos de complicações ocasionados pela obesidade, o qual é capaz de prever corretamente o risco de morte por problemas causados pelo excesso de peso.

Embora o novo índice preveja com boa precisão o risco de vida, ainda não se sabe qual o efeito na vida da pessoa com sobrepeso. É esperado que a mesma diminua a circunferência de sua cintura, até mesmo para promover uma melhora em sua vida.

O novo índice de massa corporal não pretende substituir o IMC, mas complementar o uso do mesmo.

Como calcular o IMC

Para fazer o cálculo do IMC é necessário dividir o peso da pessoa pela sua altura ao quadrado. Resultados entre 10 e 25 são considerados normais, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mas de acordo com especialistas, esse método não mostra como a gordura está distribuída no corpo. Por isso a necessidade de se calcular o IMCA, onde os médicos utilizam um aparelho que leva em conta a nova fórmula e mede a porcentagem de gordura por ondas elétricas.

Veja mais informações

Colesterol em excesso causa doenças
O que é a hipertensão
Quais os sintomas da pressão alta
Diabetes causas sintomas e tratamentos

Deixe uma resposta