O QUE A MORDIDA DE CARRAPATO CAUSA?

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


O grande segredo para a cura da “febre maculosa” sem sequela é identificar a doença o mais rápido possível, de acordo com especialista em doenças infecciosas, Dr. Amesh Adalja. Também conhecida como a “febre do carrapato”, a doença é causada pela bactéria Rickesttsia. O agente é transmitido pela mordida do carrapato-estrela, presente em bois, cachorros, capivaras, cavalos e outros animais.

A bactéria danifica as células do revestimento dos vasos sanguíneos causando diminuição da pressão arterial e também mexe com o sistema imunológico, causando danos maiores ao identificar a presença da infecção.

Carrapato-estrela

O que a Mordida de Carrapato Causa

A queda da pressão é o que causa o grande problema para os portadores da doença. Adalja reforça que qualquer infecção que tenha a pressão reduzida, as pessoas não têm condições de sobreviver e acabam entrando em quadro clínico chamado de choque séptico. Nesse caso, o corpo passa a atuar direcionando o sangue para os órgãos vitais e abaixa a circulação nas extremidades, o que causa morte dos tecidos. Como consequência os membros acabam sendo preciso ser amputados.

pessoa picada por carrapato

Segundo o Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), antibiótico para combater a enfermidade atua melhor se o tratamento for iniciado até o quinto dia de infecção, caso contrario, o paciente pode perder seus membros ou chegar a morrer, são raros, mas acontece. Normalmente, as situações mais graves acontecem por variações nos sintomas iniciais, que podem dificultar a identificação da doença.

A infecção pode causar surgimento de erupções cutâneas no início ou depois, o que influencia na rapidez do diagnóstico. Segundo o CDC, somente 10% dos casos, o paciente não apresenta nenhuma mancha vermelha na pele, o que causa situações mais graves. De acordo com informações Mayi Clinic, quando a doença não recebe tratamento adequado, a chances de caso fatais são de 75%.

Tudo o que a mordida de carrapato causa para o ser humano é grave, se há desconfiança da mordida do bicho, o certo a se fazer é procurar especialistas o mais rápido possível, o quanto antes souber o que é para cuidar, melhor será o resultado do tratamento.

 


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!

%d blogueiros gostam disto: