O que acontece com o corpo da gestante


Quando a mulher engravida muitas coisas acontece com o seu corpo e com certeza em sua vida também, então para as novas mamães separamos uma matéria que irá mostrar todas as mudanças que ocorrem no corpo da nova mãe.

A cada mês são diferentes mudanças que acontecem no corpo da mulher. Então confira abaixo as mudanças no corpo da mulher mês a mês.

-1º mês: A gestante mal percebe que está grávida, os principais sintomas são muito parecidos com o a TPM só que mais intensos, outros sintomas mais comuns são desconforto abdominal, dores nas mamas e mudanças emocionais.

-2º mês: A produção hormonal neste período já está modificado e o resultado disso é sonolência, diminuição dos reflexos e insônia, sintomas que poderão durar até o final da gestação. Mamas doloridas e inchadas, vontade de fazer xixi se torna mais constante e começam os enjôos, náuseas e vômitos.

-3º mês: Neste período da gestante pode apresentar alguns sintomas de taquicardia podendo ter enxaqueca, onde a pressão arterial passa a ser mais baixa. Pode ou não passar toda a gravidez com estes sintomas.

-4º mês: A pele começa a escurecer, e isso é muito comum, os locais principais são região genital, mamilos e rosto, por causa do aumento de produção de melanina. Por isso proteja muito a sua pele com protetor solar. As mamas estão maiores e a dor já pode diminuir, mas a enxaqueca, sonolência e a vontade de ir ao banheiro continuam.

-5º: Algumas mães reclamam que a pele fica muito oleosa neste período causando inclusive o aparecimento de acne, os pêlos crescem mais rápido e o cabelo fica mais oleoso. Neste período começam as alterações posturais e se inicia as dores lombar, desconforto gastrointestinal.

-6º mês: É o mês mais tranqüilo da gestação, a barriga está mais evidente, mas a gestante pode ter varizes, por isso redobrar o cuidado com a pele e circulação.

-7º mês: hora de fazer bateria de exames e ficar atenta aos inchaços. Os reflexos ficam mais lentos, por isso evite dirigir e a falta de ar é comum.

-8º mês: As alterações posturais neste mês são muitas, por isso a mãe terá muita dor na lombar, pés e pernas, por conta do peso que ela está carregando. A ansiedade aumenta e começam as contrações preparatórias para o parto que está próximo, mas que causam dor.

-9º mês: A mulher pode até sentir o bebê apertando a bexiga e por isso a vontade de fazer xixi aumenta ainda mais, podem surgir hemorróidas, mas só se houver pré-disposição. A dor na lombar aumenta, e agora pode aparecer uma pressão no quadril, devendo a gestante ficar mais em repouso e procurar o médico a qualquer sintoma diferente.