O QUE ACONTECE COM SEU CORPO QUANDO UM MOSQUITO TE PICA


Em tempos mais quentes, os mosquitos fazem parte de nosso cotidiano e nos atacam e picam, sem dó e nem piedade. Algumas pessoas, são realmente geneticamente “preparadas” a atrair mosquitos, segundo estudo realizado.

Segundo um professor deentomologia da Universidade da Flórida, as picadas acontecem quando um mosquito fêmea pruma a pele com a boca e atinge o leito capilar, o que significa uma rede de capilares que alimentam o fluxo sanguíneo das veias artérias.

“Como parte deste processo de sondagem, o mosquito libera saliva na pele do hospedeiro no mesmo lugar que sondou. A saliva contém proteínas, que o sistema imunológico do hospedeiro considera como substâncias estranhas”.

O corpo dá uma resposta imunologia no local no qual ocorreu a picada, é isso que resulta em inchaço e coceira. Mesmo as reações das picadas durando poucos dias, os mosquitos carregam doenças e trazem reações alérgicas graves. E como saber se a picada é algo mais? Explicaremos:

O Que Acontece Quando Um Mosquito Te Pica?

O mosquito rompe a epiderme e perfura a pele até encontrar um vaso sanguíneo, também conhecido como vaso capilar. A saliva do insto contém uma substância que evita que o sangue coagule até que termine de sugar.

picada de mosquito explicação

Motivo da coceira

O corpo humano se carrega de liberar um químico chamado histamina que combate substâncias estranhas. A mesma faz com que os vasos sanguíneos ao redor da picada fiquem maiores, o que cria o inchaço na série na região picada. Também irrita os nervos, ao redor da picada, causando comichão.

Como saber se a picada é algo mais: Uma grande parte das picadas de mosquitos são inofensivas e se curam sozinhas. Algumas vezes, a picada pode resultar em reações alérgicas ou até mesmo em uma doença grave.

picada de mosquito

Como evitar picadas:

  • Use repelente de insetos
  • Evite usar roupas escuras

Há uma teoria que roupas escuras atraem mais mosquitos.

Lembre-se que qualquer sintoma estranho, um médico deve ser imediatamente procurado.