O que causa a Tsunami


A Tsunami, na verdade é uma maremoto, ou seja, um terremoto no mar. O terremoto é o deslocamento das placas tectônicas que dependendo do seu grau pode fazer com que a terra trema.

Isso pode acontecer debaixo do mar, causando assim ondas gigantes que podem chegar ás cidades litorâneas e devastar cidades, pois a força da água é muito grande.

Como acontece

É isso que aconteceu com o Japão na sexta-feira (11), houve um terremoto muito forte, de aproximadamente 8,9 graus na escala Richter, ocasionando uma grande onda que devastou campos que estavam perto da costa e algumas cidades, arrastando carros e barcos.

Esse fenômeno pode ser causado não só por terremoto, mas também por sismos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terra submarina.

Os tsunamis não são muito comuns, mas já houve alguns que ficaram registrados na história. Como o de 2 de setembro de 1992 na Nicarágua, 12 de dezembro de 1992 na Indonésia, 1993 em Hakaido Japão, 1994 em Java na Indonésia, 1994 nas Ilhas Curilas, 1994 Mindoro, 1996 no Peru, 1998 na Nova Guiné, 2001 Peru, 2004 no Oceano Índico e em 2011 no oceano Pacífico.

O mais desastroso e grave

Dentre estes citados o mais desastroso e grave foi em Sanriku no Japão no ano de 1896, onde uma onda com mais de sete andares de altura afogou cerca de 25 mil pessoas.

  • Fotos e vídeos do tsunami no Japão
  • Japão após o terremoto e tsunami

Esses tsunamis ocorrem geralmente em regiões que possui vulcões e locais que estão em cima da junção de placas tectônicas, como o Japão onde é o acontecimento mais recente da nossa história.

O Brasil não corre perigo quanto a terremotos e tsunamis, pois o nosso país se encontra em cima de uma placa tectônica não causando os tremores, a única coisa que pode acontecer é caso ao nosso redor tenha um terremoto muito forte que o nosso país possa sentir os tremores e até mesmo presenciar as grandes ondas.

terremoto – Porque acontece


2 comentários em “O que causa a Tsunami”

  1. Bem esse tsunami no japão foi horrivel eu achei um atragedia por que as pessoas perderam sua familia e ñ podiam fazer nada para ajuda-las mesmo eu ñ sofrendo eu fiquei muito triste por aquelas pessoas.
    bem e esse meu cometario

Comentários encerrados.