O que comer antes e depois do treino de musculação

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Todos os alimentos que os atletas consomem antes e depois do treino são de extrema importância para um bom treino e para uma boa recuperação do desgaste físico.

Antes do treino é importante que você garanta uma boa refeição para que assim você possa proporcionar um ótimo rendimento, já após o treino é preciso que você garanta uma recuperação do organismo, pois muitas pessoas acham que o crescimento muscular acontece durante o treino, mas na verdade este processo acontece no período de descanso.

Isso porque o estresse causado nos músculos por causa das sobrecargas metabólicas e tensionais provocam micro lesões nos músculos que foram trabalhados, por isso a alimentação é que faz o reparação e por isso a fase pós treino é muito mais importante.

Refeição antes do treinamento

A refeição antes do treinamento é muito importante, porque se você fizer atividade física sem comer, isso pode causar sérios problemas para a sua saúde. Esta refeição deve ser feita aproximadamente 30 minutos antes do treino e deve ter carboidratos complexos e proteínas.

Mas além dos alimentos corretos é preciso verificar em que nível você está, pois quando mais treinado você estiver mais peso irá puxar e melhor você precisará se alimentar.

• Nível iniciante
Pão branco com geléia de frutas, acompanhado de iogurte de frutas light e uma fruta
Extrato solúvel de soja light com uma fruta e aveia em flocos

• Nível intermediário
Pão branco com queijo branco magro, acompanhado de iogurte de frutas light e uma fruta
Iogurte de frutas light com cereal sem açúcar e uma fruta

• Nível avançado
Batata doce/ mandioca cozida acompanhada de peito de frango
Panqueca de aveia em flocos com claras de ovos e uma banana

Refeições após o treinamento

É preciso que a refeição após o treino seja feita imediatamente, pois quanto antes você realizar a alimentação mais você estará auxiliando na recuperação da energia que o músculo gastou durante aquela atividade, além disso, para ajudar na entrada de nutrientes no organismo.

Neste período também é indicado o uso de Shake contendo proteínas, por isso no período máximo de 60 minutos você deverá fazer a ingestão de alguns dos alimentos abaixo, lembrando que estes também serão separados por níveis de treino.

• Nível iniciante
Arroz e feijão, acompanhado de carne vermelha magra, legumes e verduras
Pão branco com patê e atum light com requeijão light e suco natural de frutas

• Nível intermediário
Arroz feijão, acompanhado de feito de frango, legumes e verduras
Extrato solúvel de soja light, batido com fruta e aveia em flocos, acompanhado de pão branco com patê de peito de frango desfiado com requeijão light

• Nível avançado
Batata inglesa acompanhada de peito de frango, legumes e verduras
Arroz branco acompanhado de peixe, legumes e verduras.

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