
Andropausa é um termo criado como semelhante ao da menopausa que ocorre somente nas mulheres tendo como consequência a falência dos ovários, os quais deixam de produzir os hormônios.
Nos homens a andropausa tem um processo mais lento, com o decorrer da idade a produção de testosterona (hormônio sexual masculino) diminui e mesmo com algumas mudanças físicas e psicológicas os sintomas nem sempre são iguais nos homens.
Os sintomas considerados característicos da andropausa só acontecem com aqueles em que a diminuição expressiva dos níveis de hormônio, onde as manifestações em teses são mais discretas com relação aos sintomas apresentados pelas mulheres.
A andropausa atinge homens com idades a partir de 50 anos que devido a isso ocorre à diminuição dos testículos e consequentemente ocorre a queda na produção de testosterona, onde o quadro só pode ser constatado através de teste de sangue que irá medir o nível de testosterona livre e total.
Sintomas da andropausa
Diversos sintomas são registrados pelos homens, mas nem sempre são iguais para todos já que a quantidade de testosterona ainda presente e a idade podem influenciar. Veja abaixo alguns deles.
– Fraqueza muscular.
– Aumento da massa gorda.
– Início de osteoporose.
– Queda dos pelos.
– Dificuldade de concentração.
– Dificuldade de ereção.
Porém a andropausa é um momento no qual todos os homens irão passar, pois com o avanço da idade os níveis de testosterona são diminuídos, assim como as mulheres que também sofrem com a menopausa devido a déficit de hormônio e outras causas.
Os tratamentos são indicados quando ocorre uma queda considerável nos níveis de hormônio, mas somente com acompanhamento médico de forma criteriosa após uma série de exames específicos e aprofundados.
No tratamento da andropausa os medicamentos usados são os comprimidos, injeções e sprays onde quem determina o melhor método é o médico, por isso deve haver um acompanhamento minucioso e bem detalhado sobre o caso e os medicamentos indicados.