O que é Conference Call

24


Conference Call.
Aparelho de Conference Call.

A chamada de conferência, ou simplesmente Conference Call, como também costuma ser chamada é uma espécie de chamada de telefone na qual o receptor deseja falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. A Conference Call é frequentemente utilizada em empresas, principalmente em reuniões, nas quais uma ou mais pessoas não poderia estar presente, mas também é frequentemente utilizada por organizações governamentais. Você já deve ter visto uma chamada de Conference Call em filmes, nos quais, geralmente, o participante dessa Conference Call é o presidente de algum país, ou um importante membro de alguma equipe de elite.

Saindo do mundo fantástico de filmes e produções da TV, a Conference Call não tem nada de espetacular, embora seja necessário uma aparelhagem específica para que ocorra. Esse tipo de aparelho está presente em milhões de locais em todo o mundo, desde pequenas empresas, até mesmo gigantescas multinacionais. Uma maneira mais moderna da Conference Call é a vídeo chamada, que funciona praticamente da mesma maneira.

Algumas vezes, você pode se deparar com a seguinte sigla “ATC”, que significa Áudio Tele-Conferência, e tem a mesma função da Conference Call. A Conference Call pode ser projetada de uma forma que o “chamador” pode acrescentar mais membros a conversas, ou desligar o áudio de determinadas pessoas. Esse tipo de função também é extremamente importante, e é realizada geralmente, quando alguém acaba discando um número de telefone que se conecta a uma “conferência ponte”, um equipamento que faz interligações entre as ligações de linhas telefônicas.

Conference Call.

As empresas que utilizam a Conference Call usam geralmente um prestador de serviços especializado, que mantém a ponte de conferência, ou que fornece os números de telefone e códigos PIN que os participantes devem discar para acessar a reunião ou conferência.

Em alguns países, é possível contratar esse tipo de serviço pelas companhias de telefone, que chamam esse serviço de “Three-Way”, que está disponível geralmente por um custo extra, em linhas de telefone de casas ou dos escritórios, onde será possível ocorrer então o que é chamado de Conference Call de “três vias”, com isso, quando você liga para uma pessoa, é necessário pressionar um botão específico, que permite a ligação para mais uma pessoa, e dessa maneira, se consegue fazer a ligação em tríade, unindo três linhas telefônicas, diferente das ligações comuns, que envolvem apenas duas linhas.

 

Conference Call na área dos Negócios

Muitas empresas utilizam a Conference Call diariamente, para que seus executivos se reuniam, mesmo que esteja a centenas de quilômetros de distância. Além disso, também é possível realizar uma Conference Call dentro de uma empresa, para que os funcionários não tenham que deixar suas salas, lembrando que algumas empresas ficam em prédios gigantescos, e a locomoção dentro desses prédios pode atrasar a discussão de algum assunto realmente importante.

As aplicações mais comuns da Conference Call na área dos negócios são reuniões com clientes ou apresentações de vendas, reuniões de projeto e atualizações, reuniões de equipe regulares, aulas de formação e comunicação aos empregados que trabalham em diferentes locais. A Conference Call é vista como o principal meio de reduzir os custos de viagem e de permitir que os trabalhadores sejam mais produtivos por não ser necessário deixar seus escritórios para participar de reuniões.

A Conference Call é utilizada em praticamente todas as empresas dos Estados Unidos, principalmente em empresas públicas, e seu aspecto positivo pode ser conferido em extensos relatórios. Tais empresas geralmente utilizam a Conference Call em reuniões trimestrais, geralmente chama permitir uma maior interação e apresentações de novos projetos para a melhoria de diferentes setores que cada empresa é encarregada.

Por causa do advento da internet, a Conference Call é cada vez mais usada em conjunto com conferências web, onde as apresentações ou documentos são compartilhados através da internet. Isso permite que pessoas da chamada possam ver o conteúdo apresentado, como relatórios corporativos, números de vendas e dados de empresas, que vão sendo apresentados pelos participantes. O principal benefício disso é que o apresentador do documento pode dar explicações claras sobre os detalhes dentro do documento, enquanto outros, simultaneamente, podem dar suas opiniões através da Conference Call, ao mesmo tempo em que visualizam os materiais expostos. A Conference Call de negócios é normalmente cheia de recursos.

Preço de aparelho Conference Call.

Conference Call de Grupo

A Conference Call também pode ser utilizada para fins de entretenimento ou social, tais como a linha de partido ou um grupo específico. As chamadas de entretenimento são baseada em conferências, e são usadas para fornecer mais uma opção de interação, para acabar com o tédio, ou apenas como mais uma maneira de se socializar com os outros. Nesse tipo de chamada, as pessoas ligam para um número de telefone especifico e são conectados a conversas com outros chamadores. Esse tipo de chamada é o mais utilizado em números de bate-papo.

Conference Call na TV

Parece não ser comum, mas se você já assistiu algum programa, no qual existem dois ou maus participantes, que se pronunciam através do telefone, esse é mais uma das variações de Conference Call que podemos encontrar.

As causas mais comuns de Conference Call ruins

Se você já participou de algum tipo de Conference Call, e não tem grandes elogios a fazer desse importante sistema de comunicação, saiba que existem várias causas para uma Conference Call de má qualidade. A principal delas é a falta de interesse das pessoas que estão envolvidas. Pode parecer que não, mas algumas pessoas simulam não estarem ouvindo, ou dizem que estão recebendo um sinal ruim, apenas por falta de interesse no assunto!

Outra coisa que pode levar a uma Conference Call ruim é a falta de familiaridade com o comportamento exigido nesse tipo de sistema, no qual é preciso saber a hora exata de fazer silêncio e de falar. Além disso a falta de familiaridade com equipamentos e tecnologias utilizadas na Conference Call também pode ser um grande problema.

Outros fatores que levam a uma Conference Call de qualidade inferior, e que não consiga produzir o esperado são problemas com o aparelho, que pode estar com algum problema de fabricação, ou ser de qualidade ruim, sendo que é também comum que ocorram ruídos de fundo e distúrbios, por algum tipo de problema nas linhas telefônicas que estão conectadas.

Como fazer uma Conference Call de qualidade

Além de pedir um tipo de amparo na operadora de telefonia que você utiliza, é também necessário ter um moderador na Conference Call, que fará o trabalho de ancorar as pessoas que participam do assunto discutido.

Onde comprar aparelho de Conference Call

Melhor aparelho de Conference Call.

Você pode comprar esse tipo de aparelho em lojas especializadas em vender aparelhos telefônicos e acessórios para aparelhos telefônicos. Além disso, também há a possibilidade de entrar em contato com a sua operadora de telefonia para saber quais as opções que ela oferece.

Também é possível comprar aparelhos de Conference Call pela internet, em sites como o Bondfaro. Onde você encontra os principais tipos de aparelhos para Conference Call, dos mais variados modelos e preços. Os valores costumam ficar entre a faixa de R$ 649,10 a R$ 13.350,92.

Mas vale ressaltar que os aparelhos de Conference Call mais populares estão em uma faixa de preço de R$ 786,52 a R$ 2.299,00. Esses aparelhos são:


  • Audiconferencia sem fio – Max Wireless
    , que custa aproximadamente R$ 2.299,00 ;
  • Telefone Polycom VVX 1500 2200-18061-025, sendo seu preço algo em torno dos R$ 2.279,90;
  • Telefone Audio Conferência Soundstation 2 Polycom com Visor Faturamos Empresas 2200-16000-011, que custa cerca de R$ 1.389,00;
  • Telefone de Áudio Conferência Polycom VoiceStation 500 Bluetooth, que custa R$ 786,52.

Vale a pena adquirir um desses aparelhos

Essa é uma questão muito pessoal. Se por acaso, sua empresa é pequena ou média, e todos os

Conference Call.

funcionários se veem todos os dias, sendo que qualquer reunião, a qualquer momento pode ser realizada sem problemas, a dica é investir o dinheiro que se usado na implantação de um sistema de Conference Call para melhorias gerais na empresa, como por exemplo a reforma de um cômodo, substituição de móveis danificados, entre outras.

 

Mas mesmo sua empresa sendo pequena ou média, se os funcionários costumam viajar bastante, é importante utilizar algum meio de comunicação efetivo para que as reuniões surtam o efeito esperado. Já no caso de grandes empresas, é sempre importante implementar novos métodos de comunicação com o grupo, pois como se sabe, a comunicação é um dos passos mais importantes para o crescimento da empresa.



Deixe uma resposta