O que é crioterapia e quais os seus benefícios


Em algum momento de nossas vidas nós acabamos nos machucando, principalmente as pessoas que praticam esportes, sempre estão contundidos e com torções. O profissional responsável por tratar estas pessoas é o Fisioterapeuta, e este tem uma receita mágica que faz com que as lesões sejam recuperadas com mais rapidez.

O Fisioterapeuta é um profissional da saúde, que estuda o corpo humano e as formas de tratar doenças e problemas físicos, ele estuda diversas técnicas e manobras para tratar qualquer deformidade física.

O objetivo do Fisioterapeuta é reabilitar, habilitar e prevenir, ou seja, ele deve reabilitar as pessoas que sofreram lesões, deve habilitar as pessoas que sofreram lesões irreversíveis e que devem se adaptar ao novo jeito de viver e deve ensinar as pessoas á prevenir lesões e problemas de saúde futuro.

Este profissional pode atuar em diversas áreas como ortopedia, ginecologia e obstetrícia, UTI, pediatria, cardiopulmonar, geriatria, dentre muitas outras áreas. Uma das áreas de maior procura para um profissional Fisioterapeuta é a ortopedia e desportiva, onde as pessoas que sofrem fraturas e torções se encaixam.

Uma das técnicas utilizadas para tratar estes pacientes é a crioterapia, ou seja, terapia através do gelo, isso mesmo o gelo é um ótimo cicatrizante e vasoconstritor. É por isso que sua mãe ou sua avó falou para você colocar gelo quando você bateu alguma parte do seu corpo.

O gelo faz com que não inche o local lesionado, ele ajuda na cicatrização dos tecidos internos, diminui o metabolismo do local, faz a vasoconstrição que é muito importante para o local não ficar roxo, pois a quantidade de sangue que vai até a lesão é menor e por fim causa um alívio da dor.

Para aplicar é muito fácil, você deve quebrar algumas pedras de gelo, colocar em um saco plástico e aplicar em cima do local lesionado, é muito importante proteger a área com uma toalha ou um pano, pois o gelo em contato direto com a pele pode queimar. Você pode ficar com o gelo no local durante 20 minutos.

O mais importante quando você se machucar é consultar um médico e pedir encaminhamento para um Fisioterapeuta, este é o profissional mais adequado para cuidar de você e fazer com que você melhores mais rapidamente.