O que é Cyberbullying?


cyberbullyingAtualmente um termo que vem sido bastante usado por programas de televisão e por matérias em jornais é o Bullying, que no caso é aquela “brincadeira” repetitiva em cima de determinada pessoa na escola, brincadeiras essas podem ser simples piadas ou até mesmo atos de agressividade com pessoas que são excluídas por certo grupo da escola.

Porém, não é apenas o Bullying que deve ser tratado com atenção, com o avanço da tecnologia é muito difícil encontrar alguém que não tenha acesso a internet e é na internet, nas redes sociais que o “cyberbullying” acontece, é o Bullying de forma virtual.

O que mais difere o cyberbullying do Bullying é o fato de que o agressor pode se tornar anônimo, ele pode insultar, falar mal, criar histórias, fazer montagens com fotos, e mais um monte de coisas que vão se espalhando entre as outras pessoas que conhecem a vitima, porém ele mesmo não será identificado.

O cyberbullying acontece em todo o lugar da internet, facebook, Orkut, twitter, e-mail e por ser pela internet ele é tão perigoso quanto o bullying já que se espalha muito rapidamente e pode até prejudicar a vida social da vitima.

Comunidades do tipo “eu odeio tal pessoa”, “fulano é feio” são formas da pratica do cyberbullying, se você estiver sofrendo o cyberbullying lembre-se que por mais que a pessoa esteja usando o anonimato é possível rastrear através do numero do IP, é importante que você tire prints das paginas onde estão praticando o cyberbullying com você assim você terá provas de que isso realmente aconteceu já que na internet é muito simples apagar determinadas coisas.

É importante lembrar que não cabe a escola ficar de olho no que o aluno faz ou deixa de fazer na internet, é importante que os pais fiquem de olhe para ver se o filho é uma vitima ou um agressor, uma boa maneira de controlar é colocar o computador em locais da casa onde tem sempre alguém passando por perto.

Se você está sofrendo algum tipo de humilhação, sendo ameaçado ou qualquer coisa do tipo na internet é importante que você converse com seus pais para ver o que deve ser feito para que isso acabe e não fique quieto, não se esconda e não tenha vergonha de conversar, agora você já sabe o que é o bullying e o que é cyberbullying também.