O que é espermograma

11


ESPERMOGRAMA
O espermograma deve ser realizado preferencialmente em laboratório especializado.

É intitulamos como espermograma o exame que analisa as condições físicas e composição do sêmen humano. Normalmente, é realizado para avaliar a função produtora dos testículos e problemas de esterilidade masculina.

Muitos homens ficam com receio de fazer esse tipo de exame, pois desconhecem informações sobre o assunto e ficam com medo de como o exame é realizado.

 Como deve ser feito?

Para melhores resultados, é necessário que o homem fique em abstinência sexual de quatro a sete dias, pois a quantidade e qualidade do esperma é afetada pela quantidade de vezes que o homem ejacula.

A coleta do material a ser analisado é feita por meio do método masturbatório. Preferencialmente, realizado dentro do próprio laboratório, utilizando como coletor de esperma uma placa de Petri ou frasco de boca larga estéril. Também podemos citar o método do coito interrompido.

A técnica utilizando preservativo de borracha consiste na masturbação com o uso do preservativo, onde o mesmo é usado para recolher o esperma. Esta técnica deve ser evitada até que exista a certeza de que não contenha espermicidas.

Porque fazer o espermograma?

ESPERMOGRAMA

Além de outras aplicações, o espermograma é indicado em casos onde a mulher está com dificuldade para engravidar ou tem dor durante a relação sexual.

A realização do espermograma tem como aplicações, principalmente, a avaliação das glândulas seminais, do monitoramento pós-vasectomia e da fertilidade. Além de esclarecer informações sobre as infecções locais.

Preparo para a coleta do sêmen

ESPERMOGRAMA

• Abstinência sexual – o ideal é uma abstinência sexual de 5 dias, podendo variar entre 2 e 7 dias;
• A coleta deve ser realizada preferencialmente no laboratório – normalmente, os laboratórios oferecem uma sala isolada com uma poltrona confortável, algumas revistas ou vídeos de conteúdo adulto onde o paciente coleta seu material (esperma);
• Evitar a perda do material durante a coleta. Fechar imediatamente o frasco após a coleta, para evitar a alcalinização;
• O jejum não é obrigatório, exceto quando solicitado a dosagem de frutose, pois níveis elevados de glicose podem interferir na dosagem.

O mais indicado é que a coleta seja feita dentro do laboratório, mas alguns casos permitem que a mesma seja realizada em casa. Com a condição de levar o material para o laboratório logo após a coleta.



Deixe uma resposta