O QUE É KRAV MAGA


É um sistema de combate corpo-a-corpo criada em Israel e envolve técnicas de luta, torções, agarramentos, golpeamentos e devesa contra armas como facas, bastões. Krav Maga é uma técnica de defesa contra brigas de rua e até mesmo assaltos. Desenvolvida por Imi Lichtenfeld, como modo de defesa o quarteirão judeu durante o ativismo antissemita em Brastislava. Após sua imigração para Israel, ele passou a oferecer o treinamento de sua força de defesa, se tornando conhecida como Krav Maga e sendo fundada pela Israeli Krav Maga Association. Desde então, a tecnica tem sido aperfeiçoada.

krav maga luta

Filosofia do Krav Mag

Desenvolvida para ser utilizada em situações de sobrevivência, sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças de agressão e ataques simultâneos. O Krav Maga é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e intimamente adotado por organizações de imposição da lei e segurança como Mossad, Shabak, FBI, unidades da SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque[5] e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos.

Princípios básicos

Não existem regras específicas para praticar Krav Maga. Homens e mulheres recebem o mesmo treinamento, porém, é remendado que as crianças frequentem aulas a partir dos 7 anos, por causa da psicomotricidade.

As regras não existem na luta por ser uma técnica de defesa pessoal, utilizada para garantir a sobrevivência do “lutador”, neutralizar qualquer tipo de ameaça e mantê-lo vivo.

o que é krav maga

Krav Maga pode defender em casos de:

    • Contra-atacar assim que possível (ou atacar preventivamente)
    • Focar ataques nas áreas mais vulneráveis e sensíveis do corpo, como genitais, olhos, mandíbula, garganta, joelhos, etc.
    • Neutralizar o oponente o mais rápido possível, respondendo com um fluxo contínuo de contra-ataques, e, se necessário, matar/aleijar.
    • Manter consciência dos arredores enquanto lida com a ameaça para perceber rotas de fuga, mais ameaças, objetos úteis para defesa e ataque e assim por diante.

Autocontrole

O auto-controle é essencial em uma situação de agressão, tanto da mente quanto do corpo.  Através do treinamento, o aluno aprende a controlar seus seis sentidos (aguça os cinco sentidos e desenvolve o sexto, a capacidade de pressentir os movimentos antes de serem esboçados, percebendo o mundo à sua volta). Vários tipos de exercícios tornam o aluno capaz de controlar qualquer músculo do corpo. Se pensarmos no movimento como uma seqüência de fotos passando rapidamente de uma para outra, no Krav Maga desenvolvemos a percepção do movimento em sua primeira foto. O movimento instintivo é exaustivamente trabalhado e essencial em situações de perigo, pois, além de ser muito rápido, independe do estado emocional: o cérebro ordena o movimento por reflexo.

krav maga autodefesa

Graduação

No processo pedagógico do aprendizado do Krav Maga, utilizamos um sistema de graduação por cores de faixas e em cada graduação encontramos diferentes exercícios com níveis gradativos de dificuldade. Já os cursos para o ramo de segurança, não obedecem a este sistema; seguindo uma divisão em módulos, específicos para cada tipo de trabalho.