O que é micose de unha e como tratar


A micose de unha chama-se na verdade anicomicose, ela é uma infecção que atinge as unhas, sendo esta infecção causada por fungos.

O que pode transmitir esta infecção são o solo onde você anda, principalmente descalço, animais e uso conjunto de alicates e tesouras contaminadas pelo fungo. As que mais se contaminam são as dos pés, porque é um ambiente é mais úmido, escuro e aquecido, pois o pé fica dentro dos sapatos e tênis que favorecem o crescimento dos fungos.

A contaminação é bem mais comum do que você imagina, você poderá se contaminar em vestiários, praias e piscinas, mas se você não fizer a higiene adequada dos pés, como lavar os dedos e enxugar direito, você dará a chance de os fungos tomar conta do seu pé.

A micose de unha pode surgir em pessoas com doenças crônicas como diabetes e HIV e em pessoas com problemas circulatórios, pois têm diminuição no fluxo de sangue nos dedos dos pés.

Identificar a micose não é difícil, a espessura da unha fica mais grossa, a cor da unha fica esbranquiçada ou ás vezes amareladas podendo puxar para o marrom. Pode acontecer de sair um odor da unha, esta pode ficar descolada do dedo e quando você mexer nela esta parece soltar com facilidade.

Como evitar unhas encravadas 

O contorno da unha fica inflamado e dolorido, onde a unha acaba crescendo ondulada e com bastante relevo, além disso, manchas brancas podem aparecer na superfície da unha.

Estes sintomas podem aparecer juntos ou separados, ás vezes um fungo mais leve são apresentam sintomas menos agressivos, porém mesmo assim será um caso de micose. Para confirmar o diagnóstico será preciso ir ao dermatologista ou podólogo, sendo assim, uma manicure não poderá resolver este tipo de problema.

O tratamento demora um pouco, os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local na forma de cremes, soluções ou esmaltes. Em casos mais avançados pode ser que seja preciso tratar com medicamento oral.

A melhora vai depender do crescimento da unha, que nestes casos é mais demorado, onde as unhas dos pés podem levar até 12 meses para crescer completamente e se renovar. Por isso será preciso que você seja persistente para que o resultado do tratamento seja satisfatório.

Por isso evite meias de tecido sintético, preferindo as de algodão. Troque de meia todos os dias e vale bem as meias. Procure não pisar descalço em vestiários e pisos úmidos, não divida toalhas de banho, não use todos os dias o mesmo sapato e deixe sempre as unhas bem cortadas e lixadas, usando sempre o seu Kit de manicure.