O que é o albinismo?


albinismoO albinismo é a falta total ou apenas parcial de pigmentação da pele nos cabelos e nos olhos, isso acontece por causa de algum defeito ou falta da enzima na produção da melanina, o albinismo é e hereditário e pode acontecer de duas maneiras, ou sem produção alguma de melanina ou com uma pequena produção.

A melanina é uma substância muito importante, além da cor ela é responsável também pela proteção da pele, já que a melanina é uma espécie de camada protetora contra os raios ultravioleta do sol, e por isso é tão importante, o albino como não tem melanina ou tem só um pouco, ele não pode ficar no sol.

Quando um albino entra em contato com o sol ele não fica bronzeado, ele se queima em variados graus de queimadura, é muito perigoso, e, além disso, as pessoas com albinismo têm uma chance muito maior de desenvolver o câncer de pele, a pele de uma pessoa albina é muito branca, muito frágil e fotossensível, ou seja, sensível a luz.

Quando a pessoa tem um albinismo completo a pele, os olhos e os cabelos ficam brancos, esse grau do albinismo é conhecido como “tiroxinase-negativo”, os olhos tem um tom rosado e eles sofrem de nistagmus, fotofobia, estrabismo e até mesmo a cegueira, sem contar nas queimaduras quando ficam expostos ao sol, são chamados de filhos da lua porque só podem exercer as atividades de noite.

O outro nível é o chamado “albinismo ocular”, nessa somente os olhos são afetados, eles tem uma cor que varia de azul a verde e castanho claro em alguns casos.

Os animais também sofrem de albinismo e esses vivem menos já que estãopavão albino sempre em contato com o sol, é preciso saber diferenciar um animal albino de um branco já que muitas vezes são vendidos animais brancos como se fossem albinos, o melhor meio de sobrevivência de um albino é com certeza um zoológico já que são tratados para não serem expostos aos raios solares.