O que é ovulação e quando ela ocorre

O que é ovulação e quando ela ocorre
A ovulação acontece no 14º dia do ciclo menstrual.
Está desempregado?
Marketing por

A ovulação faz parte da vida de toda mulher em período fértil, por isso é de grande importância que você saiba o que é, como ela acontece e quando ocorre em seu corpo.

Por isso você está no local certo, aqui você saberá tudo sobre ovulação e ainda poderá tirar todas as suas dúvidas deixando o seu comentário que em breve iremos responder.

A ovulação é um processo natural que acontece na mulher antes da sua primeira menstruação, pois ele pertence ao ciclo menstrual de qualquer mulher. É neste período que o folículo ovariano será rompido, liberando o óvulo que é uma célula reprodutiva para que esta se encontre com o espermatozoide, que é a célula reprodutiva masculina e assim ocorra a fecundação.

Ovulação- Como ocorre

O processo de ovulação é controlado pelo hipotálamo, localizado no cérebro, que ativa o rompimento do ovariano, que libera o ovo, também chamado de ovócito ou gameta feminino. Após liberado ele se encontrará pronto para ser fecundado por um espermatozoide.

Todo este processo é controlado pela ação de dois hormônios, sendo eles o FSH (hormônio Folículo Estimulante) e o LH (Hormônio Luteinizante), eles são secretados pela gandula hipófise, assim quando o óvulo é liberado, ele viaja pelas trombas em direção ao útero.

Se o óvulo for fecundado, ele irá se plantar no útero, este período varia de 6 a 12 dias de sua liberação, dando assim início à gravidez.

Caso não haja a fecundação o óvulo será degradado em 24h e ao fim de alguns dias ocorrerá a menstruação.

Este é apenas um pequeno resumo sobre ovulação, sabendo que este processo passa por 4 etapas, que seria o período, a pré-ovulação, a ovulação e a pós-ovulação.

Há mulheres que sentem quando está ovulando, pois esta época o corrimento tem coloração e espessura diferente, além da disposição sexual também ser maior, de acordo com relatos.

Calculadora da Ovulação

É possível calcular quando será a sua ovulação, ferramenta bastante importante para as mulheres que estão na tentativa de engravidar.

A calculadora Online fornece apenas datas aproximadas, pressupondo que o seu ciclo menstrual seja regular.

Mas calcular o período fértil não é difícil e você poderá fazer à mão mesmo.

• 1º dia de menstruação = 1º dia do ciclo menstrual;
• Some com 14 dias= este é seu pico de ovulação;
• Dois dias antes e dois depois deste 14º dia você ainda poderá engravidar.

Anticoncepcional

O efeito do anticoncepcional é inibir a ovulação e é por isso que sempre é dito que este medicamento de uso contínuo deve ser tomado todos os dias e no mesmo horário, para que o seu hormônio faça efeito e assim iniba a liberação dos óvulos e consequentemente não acontecerá à ovulação.

Está desempregado?
Marketing por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.