O que é pé de atleta?

Está desempregado?
Marketing por


Muitas vezes ouvimos falar em pé de atleta, mas para quem não conhece pode imaginar que é o formato que os pés dos atletas têm, mas na verdade não é nada disso.

Pé de atleta é o nome dado para a frieira, que é uma doença transmitida na maioria das vezes em locais onde muitas pessoas tem contato, como por exemplo, o banheiro onde os atletas tomam banho, daí que surgiu este nome.

É uma doença causada por um fungo que se instala na pele, na maioria das vezes na região dos dedos dos pés e em cima das unhas. Eles se instalam nos pés porque os fungos gostam de locais quentes e úmidos, e os pés são ótimos locais para a sua moradia.

É altamente contagiosa, mas não passa de uma pessoa para outra, é transmitida pelo ambiente. Existem algumas pessoas que tem mais facilidade para desenvolver do que outras, e você poderá ter mais de uma vez na vida.

Ela aparece em forma de manchas redondas que podem ser vermelhas ou não, na maioria das vezes descama a região e pode coçar. A transmissão pode ocorrer através de uma pessoa contaminada que pisa em um ambiente e ele transmite para outra pessoa.

Os locais que são mais fáceis de pegar este fungo são praias, piscinas, vestuários, pisos de banheiro, dentre outros locais coletivos.

Para prevenir o pé de atleta é preciso fazer corretamente uma higiene nos pés como secar bem após o banho, procurar usar sempre chinelo em locais de uso coletivo, usar meias de algodão e não de tecido sintético.

Já o tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um médico dermatologista ou de um podólogo para que eles possam passar os antifúngicos de acordo com o seu caso.

Existem também alguns remédios caseiros como o alho, gengibre, alcaçuz, camomila e canela. Mas o mais indicado é a procura de um especialista no assunto e seguir corretamente as instruções.

Está desempregado?
Marketing por