PAF – O que é Processo Administrativo Fiscal


O PAF é um programa de aplicativo fiscal que faz a interface com o Emissor do Cupom Fiscal, dessa forma pode garantir as transações comerciais que passem por esse sistema e sejam apuradas.

Qualquer empresa que tenha algum tipo de automação será obrigada ter esse tipo de programa fiscal. Um simples computador é entendido como automação, por isso consideramos que a maioria das empresas terão que adquirir.

Como é aplicado

A princípio o PAF será aplicado apenas nos sistemas de vendas. Portanto trata-se de um programa de computador responsável pelo controle da impressora fiscal, assim a loja emite cupons fiscais, não podendo emitir de outra maneira.

Portanto os PAFs são configurados para executar exclusivamente com ECFs (Emissor de Cupom Fiscal). Assim é possível ter controle através do número de série do equipamento.

Com ele você pode exportar informações em formato de texto a qualquer momento, como as vendas efetuadas em determinado período, estoque atualizado dos produtos e os valores recebidos em cada pagamento e muito mais.

O governo do Estado instituiu esse programa através do decreto 2.058 de do dia 26 de janeiro de 2009, onde a obrigatoriedade do uso do programa foi a partir do dia 01 de outubro de 2009.

Veja como adquirir este programa

Por isso é importante que você verifique na secretaria da fazenda estadual sobre como adquirir este programa caso você for abrir uma nova empresa. É importante ficar dento da lei para que o seu estabelecimento fique de acordo com a lei.

Dessa forma para que você verifique se a sua empresa possui um software preparado para receber o programa PAF é preciso que você converse com o responsável por desenvolver as soluções de automação e verifique com o seu contador como preparar a sua empresa.

Fique por dentro de todas os nossos artigos, e assim, você irá saber de tudo e tudo quer dizer tudo mesmo, sendo beleza, economia, cartões e você ainda pode deixar sugestões de artigos.

Dicas para abrir uma empresa