O que é texto descritivo

Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!


O texto descritivo pode ser usado para retratar um lugar, um animal, uma pessoa, um objeto, enfim. Para realizar essa produção o escritor deve utilizar diversos adjetivos, portanto é fundamental analisar o fato, situação ou objeto antes de iniciar o texto, desta forma, poderá organizar todas as características que serão usadas.

Um texto descritivo bem elaborado permite que o leitor identifique o ser descrito através de suas características.

Texto descritivo de pessoas

Pessoa escrevendo texto

Descrever uma pessoa que conhece pode ser muito fácil, neste caso você pode citar suas características físicas, psicológicas, comportamentais e sociais. Além do mais é possível falar sobre suas manias, preferências e atitudes. O conjunto de informações deve ser usado de maneira clara, desta forma os leitores podem saber ou imaginar a pessoa que o escritor está falando.

Muitas pessoas ao escrever o texto descritivo também utilizam elogios ou buscam destacar os defeitos do indivíduo.

A descrição também pode ser feita através de comparações, utilizando metáforas.

Características do texto descritivo

Menina escrevendo texto descritivo

Em um texto descritivo não é preciso relatar os fatos em ordem, pois não há progressão temporal. Os verbos que predominam o texto são os de estado tais como: ter estar, sustenta, ser, dentre outros.

Antes de finalizar o texto é necessário verificar se todos os elementos constantes do plano inicial do texto foram inseridos, caso contrário à produção ficará sem sentido.

Exemplos de texto descritivo

Para te ajudar a entender um pouco mais separamos logo abaixo alguns exemplos de textos descritivos.

1° exemplo

–  ” Naquela casa amarela da esquina mora dona Maria da marcenaria. Ela mora com seus três filhos, Marcelo que trabalha no supermercado, Carlos que é enfermeiro e Joyce que é estudante de gastronomia. ”

2° exemplo

– ” A bela Luana era uma menina pobre, simples e humilde que residia no Complexo do Alemão, mas devido a sua simpatia, beleza e talento virou uma modelo de sucesso. A jovem começou a trabalhar para um grife famosa de Milão. ”

3° exemplo

– ” A árvore era grande, com galhos longos e tronco grosso. Além do mais tinha flores vermelhas e amarelas e até um ninho de passarinhos. Ela estava localizada na equina, próxima a uma casa azul. ”

Tipologias textuais: Descrição


Está em busca de novas oportunidades de emprego?
Basta deixar o seu e-mail na caixinha abaixo que manteremos você informado sobre qualquer vaga disponbilizada em todo o Brasil!

%d blogueiros gostam disto: